Machadinho do Oeste receberá serviços de segurança por videomonitoramento

13 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O município de Machadinho do Oeste, na região do Vale do Jamari, será incorporado até o final deste mês ao sistema de vídeo monitoramento das forças policiais de Rondônia, segundo o secretário de Segurança Pública, Defesa e Cidadania, delegado Antônio Carlos Reis.

Câmera instalada na avenida Tiradentes

Câmeras serão instaladas na cidade

O secretário ressalta que a Sesdec realiza um trabalho muito importante por meio da Polícia Militar, em conjunto com os prefeitos e a comunidade, para incorporar novas tecnologias às ações de segurança.

Reis explicou que há inclusive um projeto que o governo espera implantar definitivamente em todo o Estado, chamado de Cidade Integrada e é dessa forma que os avanços tecnológicos são incorporados às ações de segurança pública. “Nome inicial, mas a intenção é essa, porque o videomonitoramento é uma ferramenta muito importante”.

Ele lembrou os resultados alcançados com o sistema de vídeomonitoramento em Vilhena, onde a parceria com a própria comunidade tem sido fundamental para o alcance das metas. Em Porto Velho, de acordo com o delegado, existe também, mas houve alguns contratempos com o planejamento de locação dos serviços.

Atualmente, há possibilidade de fazer a alimentação por intermédio de fibra ótica, permitindo que a imagem chegue até o nosso centro de operações com melhor definição. “Só que agora surgiu outro problema com o sistema de Porto Velho: vandalismo e o furto das câmeras dos postes”.

Secretário de Segurança, Antônio Carlos Reis

Para recuperar todo o sistema, a Sesdec iniciou o processo de contratação de uma empresa para fazer a manutenção das câmeras. Embora, segundo ainda Reis, a equipe de tecnologia da informação realize um trabalho incansável para recuperar as câmeras danificadas pelos vândalos até reativar os pontos.

Como funciona

O videomonitoramento funciona com equipes que gravam durante 24 horas todo tipo de ocorrência a partir das imagens geradas pelas câmeras; na maioria das vezes registram acidentes de trânsito, furtos, tráfico de drogas e, até mesmo, pessoas que passam mal no meio da rua.

Os policias de plantão atendem inclusive chamadas pelo número 190, e tão logo recebem a informação solicitam apoio da viatura policial para atender às ocorrências. O novo sistema também supre a falta de maior efetivo em alguns setores policiais.

Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Ésio Mendes