Casa popular

Mais 349 casas populares são sorteadas em Ariquemes

26 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Gesenia de Lima Cavalcante foi a segunda sorteada do grupo especial para o sorteio de 349 casas  populares no Jardim Feliz Cidade, em Ariquemes, do Programa Minha Casa Minha Vida, em parceria entre o governo federal e o governo de Rondônia. Mãe de cinco filhos sobrevive da renda do marido que necessita de tratamento de hemodiálise. Ficou emocionada por ser contemplada com a casa própria. “Só por esse programa poderia realizar o sonho da minha família. Obrigada ao governo por estar cuidando das famílias que não conseguem comprar sua casa e morar bem”.

DSC_0109As casas que estão sendo construídas no Jardim Feliz Cidade, contam com toda a infraestrutura necessária, sendo rede de água, esgoto, energia elétrica, ruas devidamente pavimentadas. As casas contam com dois quartos, sala, cozinha e banho adaptados com sistema de aquecimento solar.

Com 1.610 inscritos a concorrer a 349 unidades habitacionais do ‘”Jardim Feliz Cidade”, em Ariquemes, o governador Confúcio Moura, acompanhado do prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim e do superintendente da Caixa Econômica Federal, Márcio Moura, realizaram na manhã de sábado (24), no Ginásio de Esporte Alberi Ferrazo, o sorteio público das casas que foram viabilizados através dos Programas “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal e “Morada Nova”, do Governo do Estado.

Com 17 mil casas em andamento, a meta do Governo do Estado, é atingir 20 mil moradias populares. Como lembrou o secretário de Assistência Social (Seas), Márcio Félix, mencionando que só na cidade de Porto Velho, estão em pleno andamento 12 mil novas moradias.

O governador Confúcio Moura falou da importância de levar moradia digna para à população de baixa renda. No grupo prioritário de deficientes físicos, o governador sorteou Ângela Patrício Gronga, mãe de três filhos, desempregada, que sobrevive da pensão de um salário mínimo recebida pelo filho de 13 anos de idade, deficiente físico. “Meu sonho da casa própria. Minha emoção não tem tamanho, vou poder dormir com segurança, dar condições de moradia digna para minha família”.

Tendo o cronograma de sorteio dividido em três etapas, com prioridades a deficientes físicos e idosos, sendo destinada uma cota específica de 3% das casas para cada grupo, o sorteio contou com 1.317 inscritos aptos a concorrer às unidades habitacionais. O secretário da Seas mencionou que após o processo de inscrição realizado no mês de maio, com preenchimento de formulário e apresentação de documentações exigidas pelo decreto federal, agentes visitaram as famílias fazendo o comparativo das informações anexadas ao processo com a constatada “in loco”. “Procuramos dar toda transparência ao processo de seleção quanto ao sorteio, e contemplar as famílias que realmente se enquadram nos quesitos exigidos pelo programa, sendo um deles, a renda per capita de até R$ 1.600”.

DSC_0275

Com déficit habitacional que supera três mil famílias, o município de Ariquemes, conta com novos projetos de habitação em andamento, com outras 300 casas em construção pelo município viabilizados pelo “Minha Casa, Minha Vida”, e projetos já em andamento no Ministério das Cidades, com o apoio do Governo do Estado, como mencionou o prefeito de Ariquemes, em seu discurso.

Márcio Felix mencionou a parceira entre Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura na realização deste importante projeto de moradia popular que está sendo finalizado em Ariquemes.

Presente no evento, o senador Valdir Raupp, acompanhado da deputada federal Marinha Raupp, assumiu o compromisso de acompanhar juntos ao Ministério das Cidades a liberação de outras 900 casas para Ariquemes, alcançando o número de escritos e reduzindo o déficit habitacional do município.

Márcio Moura, superintendente da Caixa Econômica Federal, falou sobre a importante parceria do Governo do Estado na execução do “Minha Casa, Minha Vida”, em Rondônia, considerando o apoio fundamental.

Participaram ainda da solenidade, o vereador Vânio Marques, representando a câmara municipal; os deputados estaduais Adelino Follador e Saulo Moreira; Roni Argeu, secretário executivo regional, entre outros representantes regionais.

Texto: Daniele Basso - Assessoria Regional de Ariquemes
Fotos: Camilla Olisanto

Assistência Social, Evento, Governo, Habitação, Inclusão Social, Rondônia, Sociedade