25/04/2024

ARTESANATO

Mais de 100 artesãos já foram beneficiados com a Carteira Nacional do Artesão em Rondônia

28 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A artesã Apolônia Garcia, trabalha há 40 anos com artesanato.

Apolônia Garcia trabalha há 40 anos com artesanato.

O cadastro para a emissão da Carteira Nacional do Artesão e da Carteira Nacional do Trabalhador Manual já beneficiou mais de 100 artesãos do estado de Rondônia. Os cadastros são realizados pela Coordenadoria Regional do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

De acordo com a coordenadora de Artesanatos, Wellida Sodré, já foram validados 141 cadastros durante a visita da Caravana de Cultura aos municípios da Zona da mata no mês de março. “Temos uma estimativa de 10 mil artesãos do estado a serem cadastrados no PAB e  mais de 800 cadastros a serem validados. Nossa intenção é percorrer todos os municípios, através do projeto Sejucel Itinerante, e aumentarmos esse quantitativo de carteiras emitidas”.

A coordenadora lembra, ainda, que os artesãos precisam ser atuantes no segmento para a emissão e validação da carteira.  “Estamos trabalhando na elaboração de uma grande feira de artesanato regional, que acontecerá este ano, e para isso os artesãos que desejam participar dessas feiras regionais e das nacionais precisam estar atuando no segmento”, disse Wellida.

De acordo com o titular da Sejucel, Rodnei Paes, em maio a caravana da Cultura se prepara para visitar a região cone sul do estado. “O governo do estado entende que nossos artesãos precisam ter sua profissão reconhecida. E, com isso, pedimos aos municípios que se preparem para nos receber. Estaremos ouvindo as necessidades da população no que diz respeito ao segmento da Cultura e realizando os cadastros no Programa Nacional do PAB”.

A Carteira Nacional do Artesão é emitida de forma gratuita no âmbito do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e garante aos artesãos benefícios como a isenção de imposto para o transporte das peças, usar o transporte do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) dentro e fora do Estado e custeio do estande em feiras promovidas pelo PAB.

Texto: Pamela Rosa
Fotos: Carlos Castro