Governo de Rondônia
Quarta, 03 de março de 2021

AGRICULTURA

Mais de 1,6 mil hectares da agricultura familiar são recuperados com a doação de calcário aos municípios de Rondônia

08 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O solo saudável é a base para a produção de alimentos. Entendendo a necessidade de recuperar para garantir a qualidade e o aumento de produtividade, o Governo do Estado de Rondônia lançou em 2015 o Cartão Mais Calcário, que garante a cada município mil toneladas de calcário.

Mais de

Mais de quatro mil toneladas de calcário já foram distribuídas pelo governo às prefeituras

O programa já distribuiu em parceria com as prefeituras 4.091 toneladas de calcário, totalizando mais de 1.600 hectares de propriedades da agricultura familiar recuperados. “Seja qual for a atividade, pecuária, agricultura, hortifrutigranjeiro ou a piscicultura, pode ser utilizado o calcário. Hoje não precisamos de grandes áreas para ter renda, mas, sim, incorporar tecnologias e correção”, explica o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani.

Segundo ele, a Seagri realizou registro de preço para o frete, com o objetivo de transportar o calcário até os municípios. “Com o registro de preço o e a realização do chamamento público aos municípios, o produtor da agricultura familiar recebe o calcário sem custo para recuperar o solo e produzir mais”, comemorou.

ASSEMBLEIA

O deputado estadual Ezequiel Júnior destacou na tribuna da Assembleia Legislativa a satisfação dos produtores rurais do município de Machadinho do Oeste ao receberem o calcário distribuído e transportado pelo governo do estado. “O município não tinha condições de transportar o calcário, mas através de convênio entre a Seagri e a prefeitura, com recursos oriundos de emenda parlamentar, foi possível entregar aos produtores o calcário”, destacou o Júnior.

Já foram firmados quatro convênios para o transporte de calcário entre o Governo do Estado de Rondônia e as prefeituras de Cabixi, Machadinho do Oeste, Pimenteiras do Oeste e Vale do Anari. Ao todo, serão R$ 270 mil oriundos do governo através de emenda parlamentar dos deputados estaduais Maurão de Carvalho e Ezequiel Júnior.

Leia mais:
Companhia de Mineração de Rondônia projeta produção de 300 mil toneladas de calcário em 2016


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia, Transporte


Compartilhe