Mais de 200 participam da abertura do seminário final do Pnaic

26 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O primeiro dia do Seminário Final Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) contou com mais de 200 subcoordenadores e orientadores de estudos nesta quarta-feira (26), em Porto Velho. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem o objetivo de compartilhar e analisar os projetos desenvolvidos no Pnaic em 2013 nas escolas da rede estadual de Rondônia.

Imagem 01

A coordenadora de Ensino Fundamental Regular, Elcilene Ribas, afirmou que o seminário é uma oportunidade para que os profissionais envolvidos no Pnaic possam conhecer outras formas de garantir o alfabetizado das crianças. “Durante a programação do evento os participantes poderão trocar experiências sobre os projetos elaborados em 2013, além de assistir palestras sobre os assuntos que envolvem o pacto”, conta.

A abertura do seminário nesta quarta contou com representantes da reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho, União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e da Seduc.

Imagem 02

O secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, destacou que é alarmante uma criança no 5º ano do Ensino Fundamental sem saber ler. “A alfabetização que deveria ser comum no Brasil, se tornou uma urgência”, enfatiza. Emerson ressaltou a importância do Pnaic e disse estar altamente otimista com o pacto por conta dos profissionais que estão envolvidos. “O futuro se constrói agora, na raiz, e o Pnaic está aí para corrigir o problema na raiz. É um bom passo para trilhar o caminho certo na educação”, concluiu.

O seminário acontece nesta quarta e quinta-feira (27) entre às 8h e 18h, no Teatro Municipal Banzeiros, localizado na Rua Renato Medeiros, 365, centro da capital.