Governo de Rondônia
26/04/2024

EDUCAÇÃO

Mais de 220 mil alunos da rede estadual voltam às aulas na segunda-feira, dia 6, em Rondônia

01 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Na próxima segunda-feira (6) será aberto o ano letivo nas 455 escolas estaduais de Rondônia, que neste ano oferece 39.147 novas vagas, a maioria para o município de Porto Velho (9.512). De acordo com a Gerência de Controle, Avaliação e Estatística da Secretária de Estado da Educação (Seduc), mais de 220 mil estudantes são atendidos pela rede estadual de ensino.

Escolas são orientadas a receber alunos com programação motivadora

Escolas são orientadas a receber alunos com programação motivadora

Uma programação especial de preparação dos educadores e de boas-vindas aos alunos é organizada pela Seduc. De acordo com diretora-geral de Educação, Angélica Ayres, desta quarta-feira (1) até sexta-feira (3) acontece o Encontro Pedagógico dos professores e gestores das escolas estaduais.

O encontro está divido em três eixos temáticos.  No primeiro dia a orientação é que a escola faça uma análise em relação às ações que são planejadas no Projeto Político Pedagógico (PPP) e um balanço do que foi positivo e o que precisa ser melhorado. Já o tema do segundo dia será a legislação educacional; e na sexta os profissionais irão se reunir por área de conhecimento para definir metodologias de trabalho e projetos interdisciplinares..

‘‘São novos modelos que surgem, resoluções do Ministério da Educação, do Conselho Estadual de Educação, portarias da própria Secretaria de Estado, e nós entendemos que os profissionais precisam estar atualizados e também terem compreensão do contexto’’, explicou Angélica.

Já para os estudantes, a Seduc tem orientado os gestores escolares que programem atividades de boas-vindas. O que inclui uma decoração especial, apresentações culturais e palestras motivadoras de ex-alunos sobre a trajetória profissional de sucesso. Também é orientação da Seduc que seja feita homenagem póstuma à deputada Lúcia Tereza.

‘‘No falecimento da deputada estávamos de recesso, e a Educação não pôde fazer a devida homenagem, então vamos fazê-la no início do ano letivo. Como a deputada era professora, ocupava a Presidência da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa e nos ajudava muito nos projetos de educação, nós consideramos que ela merece esta homenagem’’, disse a diretora-geral de Educação da Seduc.

Estão previstas a leitura da biografia da deputada nas escolas estaduais e soltura de balões brancos.

PACTO

O ano letivo 2017 na rede estadual de ensino tem como slogan Todos Unidos no Pacto pela Aprendizagem. ‘‘Nós queremos foco na aprendizagem, que nosso aluno tenha a proficiência necessária em relação à etapa de ensino que ele frequenta. Nós queremos que sejam desenvolvidas condições em sala de aula para que nosso aluno tenha uma formação adequada’’, destacou, completando que “temos dívidas históricas na educação que perduram há décadas, e estamos tentando corrigir através de projetos prioritários como o de correção de fluxo que busca minimizar a distorção idade e ano [de ensino] e a mediação tecnológica que é novo modelo de ensino com aulas transmitidas via satélite em tempo real para comunidades do campo e em áreas urbanas com número pequeno de professores habilitados’’.

A valorização daqueles que são responsáveis pela aprendizagem em sala de aula também é apontada como outro avanço em Rondônia. ‘‘O governador tem oportunizado durante todo o seu mandato que os profissionais da educação tenham acesso à formação continuada. Ele melhorou significativamente as condições de trabalho do professor e até mesmo concedeu melhoria salarial, aumentou muito mais do que haviam feito na última década antes da gestão dele’’, ponderou a diretora.

Para Angélica Ayres, a educação avançou muito nos últimos anos. ‘‘O governador Confúcio Moura sempre foi um grande incentivador para a conquista de uma educação de qualidade. Ele acompanha os projetos de educação, nos dando apoio e até sugestões. É um entusiasmado pela educação, e não temos dúvida de que ele vai deixar um legado em educação para Rondônia’’, considera.

Leia mais.

Formação de professores fortalece educação indígena em Rondônia

Rondônia adota o Ensino Médio integral a partir de março para mais de seis mil alunos da rede estadual


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo