Governo de Rondônia
Sábado, 21 de setembro de 2019

QUALIDADE DO CAFÉ

Mais de 300 amostras de café serão analisadas na 4ª edição do Concafé em Rondônia

03 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Especialista em Q Robusta Grader analisam amostra de café

A 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), chega na fase de análise setorial com 306 participantes, que será realizada nesta quarta-feira (4), às 10h, no Cacoal Selva Park, em Cacoal.

De acordo com um dos organizadores do concurso, Janderson Dalazen, esta etapa que requer muita atenção e cuidado na hora de provar as amostras. Ao todo, são 306 que serão experimentadas por cinco provadores com formação Q Robusta Grader, três deles vieram do Espírito Santo, um de Minas Gerais e um de Rondônia

O secretário da Seagri, Evandro César Padovani, disse que, neste ano, dos 306 produtores de café inscritos, 50 amostras são de produtoras mulheres. “Com isso, elas mostram que a cafeicultura tem representatividade feminina”.

A comunidade indígena tema sua representatividade garantida no concurso, nove inscrições são de produtores indígenas das etnias Aruá do município de Alta Floresta e Suruí de Cacoal.

Ainda de acordo com o titular da Seagri, em 2018 participaram da 3° edição do concurso 116 produtores, neste ano o aumento foi de aproximadamente 260%. “Isso mostra a credibilidade do concurso que cresce a cada ano, ficando mais robusto e o tornando o maior concurso de café do Brasil. Isso é motivo de orgulho para o estado que tem 20 mil produtores de café, e é o terceiro maior produtor do café robusta do país”.

Segundo Regiane Lucas, que faz parte da organização do Concafé, a partir do dia 20 de setembro, após conclusão da analise sensorial, os especialistas seguem para auditoria nas propriedades finalistas do concurso. A equipe vai verificar se os inscritos têm as amostras que foram enviadas para o concurso. “Esses são itens exigidos para participar do evento, temos que ser criteriosos para continuarmos seguindo os padrões de qualidade do Concafé”, ressaltou Regiane.

Janderson Delazen, que é especialista em Q Robusta Grader e faz parte do time de juízes que analisam as amostras de café, além de ser responsável pelo o evento, disse que a premiação do concurso acontece no dia 3 de outubro em uma cerimônia aberta ao público, no Cacoal Selva Park, e será um grande acontecimento de café no Brasil.

O evento conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Embrapa e Sebrae.

Leia mais:

 Concafé: Maior concurso de qualidade de café robusta do país oferece R$ 40 mil em prêmios


Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Assessoria Seagri
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Brasil


Compartilhe