Governo de Rondônia
18/04/2024

INCLUSÃO

Mais de 300 reeducandos do sistema prisional de Rondônia participaram do Exame Nacional do Ensino Médio

07 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Pelo menos 368 reeducandos do sistema prisional do Estado de Rondônia fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 1º e 2 de dezembro.  Segundo Irlei Rodrigues, coordenadora pedagógica do Enem, participaram do exame os presos e internos cujas unidades prisionais firmaram termo de compromisso com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Para Bento, participar  do Enem é uma chance de concluir os estudos e garantir a reinserção na sociedade

Para Bento Mota, participar do Enem é uma chance de concluir os estudos e garantir a reinserção na sociedade

Do total de inscritos, 179 são de Porto Velho e 189 do interior, de 25 unidades prisionais do estado, sendo 18 do interior e 7 da Capital.

As inscrições foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada instituição. Além de ser o responsável pela inscrição, o coordenador pedagógico tem a atribuição de divulgar as informações do exame, verificar os resultados e encaminhar a participação do candidato no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação superior. A prova foi feita em duas etapas, no mesmo formato do Enem tradicional.

Bento Mota está há mais de um ano privado de liberdade, quando entrou cursava o 5º período de informática, e este foi o terceiro ano consecutivo que participa do exame. Todo ano se esforça para estudar e conseguir uma boa nota no Enem. ”A maioria das pessoas que estão privadas de liberdade não teve a oportunidade de estudar. Fazer o Enem nos dá uma a chance de concluir os estudos e cursar uma graduação. A combinação de estudar e trabalhar contribui diretamente para a ressocialização de quem está dentro do sistema carcerário”, afirmou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Gaia Quiquiô
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Concursos, Educação, Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo