ENERGIA SUSTENTÁVEL

Mais de 40 mil pessoas são beneficiadas com energia limpa e renovável em Rondônia

29 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A ampliação da usina proporcionará energia limpa e renovável em meio à Amazônia

O Governo de Rondônia, na manhã de terça-feira (29), participou da inauguração oficial da segunda etapa da Usina Fotovoltaica em Machadinho d’Oeste. São cinco usinas fotos no Estado, que atendem mais de 10 mil casas e 43 mil pessoas, além de gerar empregos e desenvolvimento para o município de Porto Velho, Machadinho d’Oeste, Cujubim, Buritis e São Francisco do Guaporé.

De acordo com Adélio Barofaldi, diretor-presidente da empresa do ramo de geração de energia, que investe em usinas fotovoltaicas no Estado, a ampliação da usina proporcionará energia limpa e renovável em meio à Amazônia para 12.800 pessoas por dia. Para ele, a presença do Governo do Estado é histórica por mostrar a relevância ao divulgar os investimentos em energia sustentável.

“30% de Machadinho d’Oeste se abastece com energia renovável, e essas fontes limpas devem ser sempre incentivadas, pois estamos vendo o que está acontecendo no mundo, a exemplo, os incêndios no Pantanal, com toda aquela destruição, por esse motivo  é muito importante buscar fontes alternativas que não causem impacto no meio ambiente”, comenta Adélio.

Para o governador Marcos Rocha, é necessário ampliar e utilizar a energia solar a fim de maior desenvolvimento do Estado. De acordo com o chefe do Executivo, o tema era bastante discutido e agora é possível enxergar a realidade em Rondônia.

“Eu parabenizo a iniciativa do grupo em promover energia limpa. Machadinho d’Oeste sempre sofreu com falta de energia durante muito tempo e quando a gente se depara com um trabalho como esse sendo desenvolvido, é maravilhoso. E isto é um reflexo que nosso Estado de Rondônia, por intermédio de tecnologias, está crescendo, desenvolvendo e promovendo benefícios à população”, finaliza.

Também participaram da inauguração a equipe do grupo de geração de energia; Rosangela castelo, diretora executiva representando o secretário chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves; Paulo Haddad, coordenador técnico da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi). Bem como estiveram presentes, Elias Rezende, diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte (DER); coronel Valdemir Carlos de Góes, secretário-chefe da Casa Militar; Anderson Dias, secretário regional de Jaru; e Lucas Partelli, secretário de Agricultura representando Machadinho d’Oeste.

A inauguração seguiu as regras do Decreto Estadual de distanciamento social, promovendo todas as indicações de segurança e saúde durante a pandemia.

Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Ésio Mendes

Cerimônia, Distritos, Ecologia, Economia, Empresas, Governo, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Rondônia, Tecnologia