Governo de Rondônia
28/03/2024

SORTEIO DE ENDEREÇOS

Mais de 400 famílias comemoram o encerramento de mais uma etapa para receberem uma unidade habitacional no Residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho

30 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Muitas famílias aguardavam com expectativa para conhecerem o novo endereço e seus futuros vizinhos no maior residencial do Estado

 

“Nunca me casei. Quem sabe agora com uma casa eu não arranje um casamento?”. A frase em forma de questionamento foi dita em tom de empolgação pelo pensionista João Francisco de Souza, 72 anos, ao participar na manhã desta terça-feira (30) do sorteio de endereços da quinta e última etapa das unidades habitacionais do Residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho. O evento realizado na quadra da Escola Estadual Flora Calheiros Cotrin, contou com a presença da secretária estadual de Assistência e do Desenvolvimento Social e primeira-dama Luana Rocha, que falou da felicidade de estar encerrando esta etapa, dando mais tranquilidade a centenas de famílias que sonham em ter sua casa própria, uma conquista que só está sendo possível a partir da parceria dos governos federal e estadual por meio dos programas Minha Casa Minha Vida (federa) e Morada Nova (estadual).

Após receber da secretária Luana e da adjunta Liana o bilhete com o endereço da futura residência, João Francisco brincou dizendo que quem sabe agora arranja um casamento

João Francisco afirmou que apesar das mais de sete décadas vividas, além de nunca ter se casado, também não tem filhos e hoje mora de favor, pois nunca conseguiu ter sua casa própria, pois quando jovem trabalhava como pequeno comerciante.

Já a vendedora Raoni Souza e Silva, remanescente de uma ocupação, comemorava o fato de não ter mais que pagar aluguel de R$ 450 pelo imóvel onde vive com a filha e o esposo. Enquanto a técnica de enfermagem Juliane Nathalia Reinolds, que trabalha atualmente como autônoma, destacou a felicidade de ter conseguido atender aos critérios do Minha Casa Minha Vida, estando agora a poucos passos para receber seu apartamento, onde irá morar com o esposo, três filhos (uma menina de 4 anos e o gêmeos de um mês), além de uma sobrinha. “Atualmente moramos de favor, nos fundos da casa da minha sogra”, revelou.

Durante o sorteio de endereços, a secretária Luana, que estava acompanhada da adjunta Liana Silva de Almeida Lima, falou da intenção do governador Coronel Marcos Rocha de contemplar mais famílias com um imóvel promovendo alterações nos critérios, considerando que ainda é grande o déficit habitacional em Rondônia, e muitos não conseguem adquirir um imóvel porque têm renda mensal apenas um pouco acima dos R$ 1.800 estabelecidos pelo programa.

A técnica de enfermagem Juliane Nathália levou os filhos gêmeos de um mês

Após o sorteio de endereços, os contemplados irão fazer a vistoria do imóvel no período de 8 a 10 de maio, conforme indicação em um bilhete entregue com data e horário. A secretária aproveitou para alertar os contemplados que não compareceram que eles têm a partir de 2 a 10 de maio para irem ao Tudo Aqui pegar os bilhetes com o endereço e agendamento da vistoria. Quem não comparecer será substituído a partir do dia 11 de maio por outro que está no cadastro como suplente. “Vale lembrar que a vistoria tem que ser feita pela pessoa que fez o cadastro. Se for um representante, automaticamente a beneficiária também será substituída”, observou Luana Rocha, ressaltando que se trata de um critério para evitar negociações com imóveis que foram construídos para beneficiar quem realmente precisa.

Após a vistoria, os contemplados serão convocados para assinar o contrato com a instituição financeira para posterior entrega dos imóveis pela Seas.

Com quatro mil unidades habitacionais e a estimativa de abrigar cerca de 16 mil moradores, o Orgulho do Madeira foi construído em uma área de 37 hectares e é equipado com uma infraestrutura que inclui estação de tratamento de água, rede de esgoto, iluminação pública, ruas pavimentadas, calçadas com acessibilidade, gramado estacionamento, área de lazer e playground infantil. Os apartamentos têm 42 metros quadrados e são compostos por dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

O maior residencial de Rondônia foi construído numa parceria dos governos federal e estadual através do programas Minha Casa Minha Vida e Morada Nova, respectivamente.

O governo estadual ainda falta entregar na Capital, por meio da Seas, pelo menos 816 imóveis do residencial Morar Melhor, 544 do Porto Bello, 304 do Porto Fino e 592 do Porto Madero.

No interior, são 219 no Residencial Primavera, em Jaru; e 1.456 no Morar Melhor II, em Ji-Paraná. Todos já têm seus respectivos contemplados em sorteios, faltando apenas a instituição financeira concluir a análise da documentação para emitir o atestado de apto para o sorteio de endereço, assinatura de contrato e entrega.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

Leia Mais:

 Beneficiários de imóveis da quarta etapa do Orgulho do Madeira são convocados para assinar contrato

 Dona de casa consegue tirar o pai da Casa do Ancião após adquirir apartamento no Orgulho do Madeira

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Evento, Governo, Habitação, Inclusão Social, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo