Governo de Rondônia
24/04/2024

CIDADANIA

Mais de 400 pessoas recebem carteira de identidade na operação itinerante do Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia

19 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Barco foi inaugurado pelo governador Confúcio Moura

Barco foi inaugurado pelo governador Confúcio Moura

Indígenas, ribeirinhos, pessoas que moram em locais de difícil acesso em Rondônia. Esse é o público-alvo da ação itinerante realizada pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia (IICC) a bordo da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bártolo. Foram três operações em 2016 com mais de 460 carteiras de identidade emitidas.

Essa ação de cidadania é resultado de parceria da Polícia Civil com a Casa Civil e a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, e acontece desde a inauguração da unidade de saúde fluvial em agosto do ano passado. De acordo com o diretor do IICC, Júlio André Kasper, mais que a emissão do documento de identidade, a iniciativa leva dignidade para a população rondoniense.

‘‘Para nós do Instituto de Identificação Civil e Criminal essa proposta de levar cidadania aos ribeirinhos e indígenas foi recebida com grande satisfação, pois sabemos da dificuldade de deslocamento deles. O estado, ao levar até o cidadão esse documento, está dando dignidade, está tornando ele único’’, avalia o diretor.

Ele afirmou ainda que foram identificados casos que em uma mesma família, neta, pai e avó não possuíam identificação.

Dois servidores do Instituto são disponibilizados para operação que costuma durar 15 dias. Durante esse período são feitos todos os procedimento necessários para identificação, e quando a equipe retorna ao local os documentos são entregues. O diretor comemora que com apenas três operações já tenha sido registrada a ocorrência de comunidades onde não há mais demanda pela carteira de identidade devido à eficiência do atendimento.

A Operação Documento direcionada aos ribeirinhos e indígenas é um dos avanços conquistados nos últimos meses pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) da Polícia Civil de Rondônia que vem ampliando os serviços e melhorando a qualidade do trabalho prestado à população rondoniense.

MODERNIZAÇÃO

Atendimento para identificação a bordo do barco hospital

Atendimento para identificação a bordo do barco hospital

De acordo com o diretor, em 2016 a instituição atendeu a mais de 90 mil pessoas com a emissão de carteira de identidade, mas esse número deve ser ainda maior neste ano com a proposta de modernização do sistema de emissão das identidades.

A carteira de identidade digitalizada, segundo o diretor, é um projeto do governo de Rondônia, executado pela Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e a Polícia Civil, que têm somado esforços para dar celeridade e mais segurança à emissão de carteiras de identificação no estado. A expectativa é que o documento comece a ser emitido digitalmente no segundo semestre deste ano.

Atualmente, a carteira de identidade demora de três a cinco dias para ser emitida em Porto Velho; e de três a quatro meses para ser emitida no interior do estado devido ao procedimento que envolve a identificação e confecção do documento ser realizado ainda manualmente.

‘‘Com a digitalização, o prazo para emissão do documento será de 24 horas na capital e de até sete dias no interior. Em casos excepcionais em até duas horas. Com isso, o número de emissões sará dos sete mil por mês para 14 mil, o dobro’’, garante Kasper.

Diretor do IICC Júlio André Kasper garante que digitalização dará celeridade a emissão de identidades em Rondônia

Diretor do IICC, Júlio André Kasper

A iniciativa também tem como proposta fazer com que o estado consiga sanar o problema de demanda reprimida pela documentação. ‘‘Hoje nós atendemos em apenas 30 dos 52 municípios, mas com o projeto de modernização e a assinatura de termos de assinatura com as prefeituras nós conseguiremos levar esse atendimento para todo o estado’’, afirmou o diretor.

Kasper espera que assim como as prefeituras de Candeias do Jamari, Monte Negro, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Campo Novo e Costa Marques, que em 2016 criaram postos de atendimento para emissão da carteira de identidade, que os gestores de cidades que ainda não contam com o serviço procurem o Instituto para também firmar convênio e ampliar o acesso à cidadania aos rondonienses.

O Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia (IICC) Engrácia da Costa Francisco, além da responsável pela emissão das carteiras de identidade, também atua na identificação criminal, retrato falado, perícias necropapiloscópicas (identificação de cadáveres) e papiloscopia, que é o processo de identificação humana por meio das impressões digitais. É o guardião de todo o acervo de identificação civil e criminal de Rondônia.

Leia mais.
Governador autoriza contratação de tecnologia para emissão de carteiras de identidade em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Bruno Corsino, Daiane Mendonça e Alex Leite
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Justiça, Polícia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo