Governo de Rondônia
26/04/2024

PREVENÇÃO

Mais de 5 mil servidores da educação são beneficiados com ações do Setembro Amarelo

09 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A ginástica tem sido uma aliada a saúde física e mental dos servidores

A correria do dia a dia, o cansaço, e a tarefa diária de se relacionar com diferentes pessoas e ainda conseguir terminar os afazeres deixa muitos sobrecarregados. E é então que os sintomas como tristeza, sofrimento, perda de interesse, isolamento social aparecem e causam transtornos mentais, uma das três maiores causas de afastamento de trabalho no país.

A Campanha Setembro Amarelo nasceu em 2014 e foi recebendo mais adeptos ao longo dos anos, por ser de grande importância na prevenção ao suicídio, responsável por 800 mil mortes ao ano. Por isso o governo do estado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e demais secretarias tem promovido ações em prol dessa causa.

A PREVENÇÃO 

Só este ano a campanha Setembro Amarelo alcançou mais de cinco mil servidores da educação, além de estudantes e colaboradores. De acordo com a psicóloga do núcleo ocupacional da Seduc em Porto Velho, a ação busca a conscientização sobre a valorização da vida e da saúde mental, comemorada internacionalmente no dia 10 deste mês.

 

“Nós desenvolvemos uma série de atividades com oficinas, palestras, passeios, em todas as 18 coordenadorias de educação do estado com equipes de saúde multidisciplinares o que nos permitiu promover saúde emocional e principalmente saúde mental’’, destacou a psicóloga Elizete Gonçalves.

 

O carro-chefe segundo ela é o Projeto de Ginástica Laboral desenvolvida dentro da secretaria, que tem promovido e incentivado a prática esportiva e os cuidados com a saúde. “O servidor chega no local de trabalho e antes de iniciar o trabalho, realiza atividades que alongam e exercitam corpo e mente. A ginástica laboral contribui também na prevenção de doenças, além de garantir interação e um bom relacionamento entre os servidores”. Ela acrescenta ainda que ao todo, a secretaria conta com 16 projetos voltados a saúde ocupacional e que são desenvolvidos durante o ano. “Graças ao apoio do governo do estado e dos demais parceiros temos conseguido alcançar cada vez mais pessoas”.

SUICÍDIO: O MAL DO SÉCULO

O Setembro Amarelo não busca apenas alertar, mas prevenir e impedir novas ocorrências.  De acordo com dados a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo, por isso a importância de se trabalhar o tema com o maior número de pessoas. E para garantir conforto e atendimento ao servidor da educação, a Seduc  conta com um plantão psicológico, no qual as equipes conseguem identificar sintomas de depressão, transtornos entre outras doenças, e ajudar a vítima. Segundo Elizete 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados.

“Quando os servidores nos procuram apresentando sofrimento psicológico, ou algum quadro depressivo nós agimos rapidamente fazendo o acompanhamento, e encaminhando para os demais profissionais, de forma que ele saiba que pode contar com uma equipe de prontidão para atendê-lo”, concluiu.

Leia mais: 

2° Simulado Estadual é aplicado nas escolas da rede públicas de Rondônia

Fiocruz RO realiza evento com estudantes do Ensino Médio para disseminar conhecimentos científicos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Esporte, Evento, Governo, Lazer, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo