Governo de Rondônia
25/04/2024

FORMATURA

Mais de 50 policiais militares se formam sargentos em Cacoal

22 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Policiais militares passaram por um curso de formação com duração de sete meses

Dever cumprido! Este era o sentimento compartilhado entre os 52 policiais militares do estado de Rondônia que se formaram no Curso de Formação de Sargentos – CFS III, na noite de sexta-feira (21), em Cacoal. Depois de quase sete meses de formação na sede do 4° Batalhão de Polícia Militar, policiais do 4° e também do 10º Batalhão puderam celebrar a conquista.

Disciplinas como Direito Constitucional, Legislação de Trânsito, Legislação Policial Militar, entre tantas outras fizeram parte da grade curricular do curso que os preparou para a importante missão de sargentos da PM/RO. A partir de agora, aumentam as responsabilidades destes homens e mulheres na preservação e manutenção da ordem pública.

Jaqueline Sotelle Aran tem 38 anos e se tornou policial militar em 2006. Como muitos que prestam concurso para órgãos públicos em busca de estabilidade financeira, Jaqueline, assim como a maioria daqueles que ingressa na Polícia Militar, viu sua vida e mente se transformarem.

“Quando você entra para as fileiras da Polícia Militar há algo inexplicável que te transforma. É como aquela instigante frase que é um dito antigo no meio militar: ‘A farda não é uma veste que se despe facilmente, mas sim uma segunda pele que adere à própria alma, irreversivelmente’”, destaca a policial militar que no dia 21 de junho tornou-se também sargento PM.

Como explica Jaqueline, bastou que ela ouvisse a frase apenas uma vez para que as palavras encontrassem lugar cativo em sua memória. Sobre a nova conquista, Jaqueline destaca que “a promoção na vida militar é um momento de realização pessoal e profissional em que galgamos a tão sonhada graduação, fruto de esforços e dedicação, representados na alegria não só nossa, mas dos familiares e amigos. Acima de tudo, é o compromisso firmado com a comunidade a que servimos e com ela vem mais os encargos e a responsabilidade de melhor servir a nossa amada instituição”, conclui.

De acordo com o Artigo 38 do Estatuto da Polícia Militar do Estado de Rondônia, “os sargentos auxiliam ou complementam as atividades dos oficias, quer no adestramento e no emprego de meios, na instituição e na Administração Pública, devendo impor-se pela lealdade, pelo exemplo e pela capacidade técnico-profissional”

Formatura foi realizada no Parque Beira Rio, em Cacoal, na última sexta-feira (21)

Para o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Cacoal, sediar o Curso de Formação de Sargentos é um motivo de orgulho. “Hoje estamos aqui para formar 52 novos sargentos que, por sete meses, se dedicaram sobremaneira para concluir, com êxito, todas as etapas de um curso que exige o melhor, de cada policial militar. Temos 52 policiais militares incumbidos de assegurar a observância das ordens, das regras do serviço e das normas operativas e que se formaram com honras no curso oferecido no 4º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia”, ressaltou o Major PM José Carlos França.

 

Leia mais:

4º Batalhão da Polícia Militar forma mais 42 novos sargentos em Cacoal

Palestra para a comunidade detalha ações da Patrulha Maria da Penha em Cacoal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin, Ailton Júnior
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Cursos, Evento, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo