Governo de Rondônia
Sábado, 16 de janeiro de 2021

RETROSPECTIVA

Mais de mil demandas são solucionadas pela Ouvidoria Geral do Estado para aperfeiçoamento do serviço público em Rondônia

12 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Ouvidoria recebe sugestões da população para aperfeiçoamento do serviço público estadual


É através da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) que a população demanda ações do Governo com sugestões, elogios, críticas ou denúncias, e neste ano foram resolvidas 1.274 manifestações, outras 74 estão em tratamento para serem solucionadas. Além disso, 2020 foi marcado por uma grande campanha de prevenção e combate ao assédio sexual e moral no trabalho.

Atenta ao aperfeiçoamento do serviço público, a Ouvidoria realizou este ano a 1ª Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho. A iniciativa foi inscrita no IV Concurso de Boas Práticas da rede nacional de ouvidorias promovida pela Controladoria Geral da União (CGU), na categoria “desenvolvimento de capacidade institucional”. O anúncio das melhores práticas deve ser feito em março de 2021.

A campanha teve como principal missão fomentar na gestão do Governo um ambiente de trabalho saudável, que garanta dignidade aos servidores, e fortaleça a promoção da qualidade do serviço público prestado à população. Com o slogan “Não aceito! Não me calo! Eu combato!”, a campanha conscientizou servidores das ações de inibição da prática delitiva do assédio, assim como orientação para documentar de forma consistente a denúncia.

Ouvidora do Estado, Etelvina Rocha, lançou campanha de conscientização contra o assédio

 

Entre as ações adotadas para a conscientização, a Ouvidoria realizou webinários com a presença de palestrantes com vasto conhecimento na temática. A primeira live foi realizada em novembro com o lançamento da campanha e transmitida pelo canal oficial do GovernoRO. Foram registradas mais de 1.400 visualizações.

Na segunda live, a palestra teve como tema “O assédio moral e as penalidades aplicadas ao assediador”. Enquanto que na terceira live, a conscientização foi quanto os danos e o combate ao assédio sexual, e na quarta live houve debate sobre como tratar o emocional de pessoas que sofrem assédio moral e sexual no trabalho.

A Ouvidoria também participou ao longo do ano de reuniões de aperfeiçoamento, como a que ocorreu em julho por videoconferência para discutir sobre os desafios das ouvidorias públicas rondonienses em tempos de pandemia, e na  4ª reunião Ordinária do Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias, em agosto, onde foram discutidas medidas que buscam melhorar o atendimento ao cidadão.

Este ano também foi criada a Cartilha do Ouvidor, disponibilizada aos ouvidores e interlocutores do Estado com o objetivo de esclarecer dúvidas quanto à profissão, contribuindo para a qualificação dos servidores públicos para aprimoramento da Administração Pública.

Entrega do quadro de reconhecimento aos servidores da Ouvidoria em referência ao Dia do Servidor


A  Ouvidoria promoveu homenagem ao Dia do Servidor Público com a entrega do quadro de reconhecimento aos servidores da Ouvidoria.

Ainda houve o lançamento da plataforma Fala.BR Rondônia em outubro. Agora em dezembro o treinamento para aperfeiçoar a utilização dessa ferramenta que faz parte do programa nacional que integra ouvidorias de todo o país. A Ouvidoria promoveu essa capacitação para ouvidores e interlocutores do Executivo Estadual para a usabilidade da ferramenta que permite manifestações realizadas pelos cidadãos.

A população pode também entrar em contato com a Ouvidoria do Governo de Rondônia através de canais como 0800 647 7071 e o e-mail: ouvidoria@ouvidoria.ro.gov.br.

O balanço de ações da Ouvidoria em 2020 aponta para o fortalecimento da qualidade na prestação de serviço do Poder Executivo à população.


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Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça e Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


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