TURISMO

Mais de mil estudantes acompanharam o “1º Simpósio de Líderes Estudantis” nesta segunda-feira, 14

14 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Internautas puderam acompanhar e comentar o evento de forma remota através do canal de Mediação Tecnológica da Seduc

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), realizou no Canal da Mediação Tecnológica, na manhã desta segunda-feira (14), o “1º Simpósio de Líderes Estudantis ‘Projetando o Futuro’”, mediado pela professora Sandra Teixeira. O ciclo de palestras visa a expansão dos conhecimentos para alunos da Rede Estadual de Ensino, com objetivo de fomentar o turismo promovendo a conexão entre a educação, cultura e lazer, proporcionando o conhecimento histórico e cultural de Rondônia.

A primeira palestra da programação foi ministrada pela professora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Tiziana Cocchieri, que trouxe com amplitude o tema: “Educação, cultura e lazer: desenvolvimento pessoal, social e melhor qualidade de vida’” que destrinchou os temas: cultura, identidade cultural, e até mesmo alguns conceitos que trabalhamos da filosofia, além de outras áreas.

O 1º dia do simpósio contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda, que deu ênfase às ações estaduais propostas em conjunto com as secretarias. “A Seduc está nessa luta para fazer acontecer aquilo que o nosso governador propõe, que é desenvolver o turismo. Desta forma, futuramente, utilizaremos ônibus de turismo, para fazer com que nossos estudantes conheçam os pontos turísticos do Estado de Rondônia, que foram selecionados via Secretaria de Estado do Turismo (Setur)”, divulgou.

Durante a live, alunos protagonizaram vídeos curtos apresentando as belezas de suas cidades, com riqueza de informações e imagens. “É uma alegria muito grande ver os alunos fazendo esse grande fomento, e descobrindo esse potencial turístico do Estado. Esse trabalho em parceria com a Seduc, é justamente porque acreditamos nesse potencial juvenil”, discursou o superintendente da Setur, Gilvan Pereira.

O projeto “Simpósio de Líderes”, continuará de forma remota, e é aberto gratuitamente aos alunos do Ensino Médio, coordenadores pedagógicos, professores de História, Geografia e de Projeto de Vida, (Unidade Curricular de Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio).

A internauta Mara Cesar dos Santos, declarou durante a live: “esse é um dos projetos mais empolgantes que já vi. Parabéns! Não esquecendo os alunos de baixa renda. Muitos dos meus alunos nem conhecem a capital, e esse projeto dará a eles a oportunidade de conhecer”.

2ª Palestra – 29/6

Tema: A valorização do papel do líder escolar e o incentivo ao conhecimento histórico e turístico de Rondônia. Objetivo: Promover a valorização do papel do líder escolar e a conexão com o conhecimento histórico e cultural de Rondônia

3ª  Palestra – 7/7

Tema: Educação para o Século XXI e o Jovem do Ensino Médio: Uma preparação para a vida. Objetivo: Promover a educação integral e a valorização do jovem no contexto do Novo Ensino Médio.

4ª Palestra – 16/8

Tema: A arte em Rondônia: um incentivo educacional para a valorização da cultura (alunos, professores e coordenadores pedagógicos).

Texto: Marina Espíndola
Fotos: Marina Espíndola