Governo de Rondônia
24/04/2024

INVESTIMENTO

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia 150 produtores em Porto Velho

24 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A mandioca é um dos carro-chefe da produção agrícola de Rondônia

 

O incentivo do governo do Estado começa no campo, com a produção agrícola, agropecuária, depois se estende para a comercialização, com a logística e a venda dos alimentos. De 2010 a 2018 o Ministério da Cidadania – Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, em parceria com o governo de Rondônia, investiram mais de R$ 53 milhões na aquisição de alimentos da agricultura familiar, como legumes, frutas, massas e pães, leite, ovos, mel, pescados entre outros. Este ano,  R$ 2,6 milhões estão sendo executados, atingindo mais de cinco mil famílias de produtores rondonienses cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal.

O produtor de melancia Moisés está entre os beneficiados com o PAA

Na terça-feira (23), mais uma compra foi realizada. Cerca de 150 produtores rurais de Porto Velho entregaram os alimentos na Associação dos Servidores da Emater (Asser). O local ficou tomado pelo colorido das frutas e legumes, com uma grande variedade de hortaliças, verduras, frutas, peixes e polpas que saem do campo com destino à mesa de milhares de rondonienses. Só na capital, mais de quatro mil famílias consomem os produtos por semana.

Para Moisés Rocha, produtor rural que participa do programa desde 2014, o PAA mudou a vida de muitas famílias produtoras. “Através do programa, a gente tem caminhão pra trazer os produtos, tem renda extra, tem clientes nas feiras, tem orientação. O melhor sustento da minha família sai daqui do programa” declarou contente o produtor rural.

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater -Ro), investe tanto na comercialização dos produtos rurais quanto na qualidade dos alimentos, por meio de orientações, visitas técnicas a campo, e feiras. Uma parceria que fortalece a agricultura familiar, como ressalta a engenheira florestal da Semagric Joana D’Arc. “Através do apoio do governo e dos demais órgãos, o trabalho se torna mais viável e conseguimos alcançar cada vez mais produtores”.

O produtor Adalmir Viana já participa do PAA há quatro anos, e trabalha com a produção de melancia, banana, pescados entro outros produtos.  “O recurso que recebemos ajuda muito. E a gente busca sempre ofertar um produto de qualidade, ainda mais, porque,  alimenta muitas famílias, inclusive a nossa”, declarou o produtor.

“Devido ao grande volume de beneficiários fornecedores e consumidores, o governo do Estado institui o Programa de Aquisição de Alimentos PAA – Rondônia, com a execução e aplicação em 2019 de 325 mil reais em investimentos, por meio da lei estadual nº 3993 de março de 2017, com o objetivo de fomentar ainda mais a agropecuária da região”, destacou a gerente de segurança alimentar da Seagri, Renata Esteves.

A preocupação do governo vai além da qualidade do que é produzido. O manuseio correto dos alimentos e as consequências ao meio ambiente são itens avaliados na hora da aquisição dos produtos. “Nós acompanhamos desde a a produção até a venda desses alimentos. O governo investe na agricultura familiar incentivando o produtor, e sempre tendo o cuidado ambiental, por isso prestamos todas as orientações necessárias”, concluiu o gerente local da Emater, Dionísio Dantas.

Leia mais:

 Fabricação de vasos amplia ganho de produtoras rurais em Ji-Paraná; curso foi ministrado pela Emater na linha Gazoli

 Com mais de 6 mil empréstimos, aplicativo do banco digital tem beneficiado produtores e microempreendedores do Estado

 Produtores de abacaxi de porto velho recebem orientações de manejo da cultura para o cultivo

 Nova Mamoré recebe do Governo veículos, máquinas e equipamentos para atender pequenos produtores e agricultura familiar

 Produtores comemoram aumento de produção após regularização por meio de programa de inclusão e segurança sanitária da Agevisa


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo