Governo de Rondônia
29/03/2024

SERVIÇOS

Mais de três mil procedimentos devem ser realizados em Pimenteiras do Oeste pela equipe do Barco Hospital

23 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Moradores da região aproveitam os serviços gratuitos

Pela primeira vez atracada em Pimenteiras do Oeste, a Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bártolo, o Barco-Hospital, encerra as atividades nas áreas de saúde, social e de cidadania nesta sexta-feira (23). A estimativa é que 800 pessoas sejam atendidas, gerando mais de três mil procedimentos, na localidade. Populares elogiam a qualidade dos serviços oferecidos.

Desde quarta-feira (21) em Pimenteiras, o barco-hospital oferece à população serviços com dois médicos, dois odontólogos, assistentes sociais e emissão de documentos. Na área médica os procedimentos não se resumem a consultas. “O paciente passa pela triagem e avaliação médica, em seguida realiza exames laboratoriais e recebe medicamentos, quando é o caso”, explicou a coordenadora administrativa da embarcação, Alessandra Maria Conceição Aires.

Os exames laboratoriais são realizados no próprio barco-hospital e os resultados entregues dentro de 24 horas, ocasião em que o paciente retorna ao médico para reavaliação. “No primeiro dia foram realizados três atendimentos de urgência a dois idosos e a uma criança”, disse a coordenadora, destacando que a unidade hospitalar fluvial está estruturada até para remover pacientes em casos de emergência.

PACIENTES SATISFEITOS

Aposentados Ivanos disse que gastaria R$ 600 para se consultar em Vilhena

A aposentada Nair Alves da Silva, 64 anos, foi uma dos primeiros a procurar o barco-hospital na manhã de quinta-feira (22). “Fiquei sabendo e corri para fazer os exames que precisava, pois aqui é de graça e o resultado é rápido. É uma bênção este serviço do governo para a gente que mora tão longe de centros médicos”, afirmou, acrescentando que não tem recursos financeiros para pagar os exames na rede particular.

Morador de Pimenteiras, o aposentado Ivanos Garcia Rodrigue, 75, avaliou o serviço do barco-hospital com nota 10. “Fui muito bem acolhido e tratado. Teria uma despesa de R$ 600, caso fosse consultar, fazer exames e ainda comprar remédios lá em Vilhena. Foi tudo gratuito e rápido no barco”, justificou ao receber o medicamento para melhorar o fluxo urinário.

Leia Mais:

Mais de mil moradores do vale dos rios Guaporé e Mamoré são atendidos pelo Barco Hospital Walter Bártolo

Barco Hospital atende comunidades ribeirinhas no rio Guaporé até dia 4 de julho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Distritos, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo