CLIMATIZAÇÃO

Mais quatro escolas estaduais terão salas de aulas refrigeradas a partir deste mês na região de Ji-Paraná

01 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A partir deste mês, os estudantes das Escolas Estaduais Janete Clair, São Francisco e 31 de Março, em Ji-Paraná; e do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Marechal Rondon (Ceeja Marechal Rondon), em Presidente Médici, vão contar com salas de aulas climatizadas graças ao programa Eficiência Energética do Governo de Rondônia.

Todas essas escolas já haviam realizado ampliação completa da parte elétrica, favorecendo o pleno funcionamento das centrais de ar condicionado. O Eficiência Energética garante reserva técnica de energia suficiente para que a escola possa ser ampliada dentro dos próximos 20 anos.

O programa do governo funciona numa parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria Executiva Regional. A primeira elabora o estudo técnico de ampliação da rede elétrica do colégio e a segunda executa todo o serviço.

Apesar de as quatro escolas já terem passado pela reforma total da parte elétrica e recebido as centrais de ar condicionado, a ligação desses equipamentos nas salas de aulas deverá ocorrer neste mês, conforme a liberação da companhia energética que opera na região, a Eletrobras Rondônia.

“A Eletrobras autorizou a energização das novas subestações instaladas em cada uma dessas escolas, porém, vai fazê-la conforme a programação da companhia”, informou o engenheiro eletricista da Seduc, Tarciano Fernandes, que cuidou pessoalmente do interesse do governo estadual junto à empresa de eletricidade na região.

Para o secretário regional, Romildo Pereira, a climatização das salas de aula não é considerada um luxo, mas uma necessidade em Rondônia. “Vivemos numa região onde o clima é quente o ano inteiro. O governador Confúcio Moura foi muito sábio ao determinar a implantação do Eficiência Energética, pois com as salas de aulas frescas melhora a qualidade do ensino e a relação do aluno com o professor”, afirmou.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Cultura, Economia, Educação, Empresas, Governo, Inclusão Social, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia