Governo de Rondônia
28/03/2024

REEDUCANDOS

Mão de obra de reeducandos é aproveitada em órgão público estadual em Ji-Paraná

13 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A secretaria fica na avenida das Seringueiras, 2977, bairro Cafezinho.

As chances de reintegrar à sociedade e ter a pena reduzida são os principais fatores que levaram dois reeducandos a aceitar e desempenhar funções laborativas na sede da Secretaria Executiva Regional de Ji-Paraná. O absorvimento dessa mão de obra é uma filosofia de trabalho implantada no desenvolvimento de vários projetos da pasta, que prevê a ressocialização dos envolvidos e ganhos ao erário estadual.

“É uma excelente oportunidade. A melhor do mundo para quem quer mudar de vida”, diz o reeducando Jader de Assunção Cândido, que assumiu a função de serviços gerais para cuidar da limpeza e manutenção do pátio da Secretaria Regional, entre outras atividades que serão delegadas quando da execução de vários projetos socioeconômicos em andamento na pasta.

Márcio Alves Teixeira deve começar a usar a tornozeleira eletrônica em abril. Ele acredita que o serviço prestado no órgão governamental vai abrir portas para arrumar um novo trabalho quando deixar de vez as grades da penitenciária Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná.

“Esses projetos que serão implantados aqui na secretaria nos dão oportunidade de aprendizado em várias áreas. Estou abraçando com unhas e dentes, pois vai me facilitar encontrar trabalho quando terminar de cumprir minha pena”, disse Márcio Teixeira.

Reeducandos já realizam serviços na Secretaria Regional em Ji-Paraná

Os projetos socioeconômicos que estão sendo viabilizados pela Secretaria Executiva Regional de Ji-Paraná estão relacionados ao meio ambiente, ao agronegócio, a infraestrutura e fomento ao Terceiro Setor.

“Uma das nossas prioridades do momento é o desfazimento de material inutilizável. Há muita sucata na sede do órgão e vamos dar a destinação correta, eliminando criadouros de mosquitos e reprodução de animais peçonhentos. Cuidando do meio ambiente”, explica o secretário regional Everton Almeri Esteves.

Constam da programação da Secretaria Executiva Regional iniciativas para o fomento do plantio do café clonal e também de maracujá. “Vamos implantar um viveiro de mudas em Alvorada do Oeste específico para produção de mudas do café. O foco é a agricultura familiar da região”, explica o secretário, que pretende produzir 1 milhão de mudas e distribuir gratuitamente aos interessados.

Outro projeto em andamento sobre o setor produtivo contemplará o incentivo ao plantio do maracujá. “É um fruto rentável e que exige área pequena do produtor rural e tem comércio garantido em Rondônia”, pondera o secretário Everton Esteves.

As sucatas são metais, baterias de veículos e várias outras peças inservíveis, como pneus, por exemplo, e outros lixos.

Para atender a demanda de infraestrutura, os órgãos públicos estaduais e as prefeituras da região vão contar com uma fábrica de artefatos de cimento, a ser instalada na sede da Secretaria Executiva Regional de Ji-Paraná. “Nosso objetivo é produzir bloquetes para calçamento, manilhas e outros artefatos. Teremos condições de formalizar convênios com as prefeituras.”

“Ao terceiro setor, o governo estadual tem fundos para investimentos. Precisamos é que os responsáveis pelas associações nos procurem para procederem ao cadastramento no sistema do governo, o Sispar”, anuncia o secretário, ao fazer o chamamento aos líderes de associações para os convênios.

Em todos os projetos, a Secretaria Regional conta com apoio técnico das respectivas secretarias envolvidas e utilizará sempre a mão de obra de reeducandos promovendo a ressocialização e a redução de custos ao governo estadual.

Leia mais:

 Novas viaturas reforçam as ações do Grupo de Ações Penitenciárias, em Ji-Paraná

 Regularização Fundiária é um dos focos da 8ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Convênios, Distritos, Ecologia, Economia, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo