Governo de Rondônia
26/04/2024

MEIO AMBIENTE

Máquina inteligente vai reciclar e premiar visitantes da 5ª Rondônia Rural Show

03 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Na ponta, com processos e procedimentos sustentáveis no âmbito do setor produtivo, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) vai experimentar na 5ª Rondônia Rural Show a máquina e venda reversa, que pretende fazer escola e revolucionar o sistema de coleta seletiva para reciclagem de materiais em grandes eventos.

À primeira vista, parecida com uma máquina de refrigerantes ou de salgadinhos, a máquina de reciclagem possibilita a coleta seletiva e triada de resíduos sólidos identificados por códigos de barra – embalagens variadas de plástico, papel, metais, etc – que permitem aos usuários (visitantes e expositores da feira) a criação de um sistema de pontuação ou milhagem para as pessoas ou empresas resgatarem em prêmios ou benefícios. Desta forma, cada expositor fará um cadastro e receberá um cartão magnético com o qual pontuará, e os visitantes podem ser identificados por documentos (CPF), biometria e até pelo telefone, com registro no ato do depósito do lixo.

Segundo o secretário Evandro Padovani, titular da Seagri, a introdução da máquina na feira, como experiência de medida saudável da consciência ecológica, na verdade, é um para realização de evento sustentável. Para ele, tão importante quanto a realização de grandes negócios para movimentar a economia do Estado, é a sedimentação de uma cultura, de uma consciência ecológica capaz de educar para a vida.

A expectativa é de que pela primeira vez os resíduos sólidos recicláveis de um grande evento como a 5ª Rondônia Rural Show deixem de ser um problema para se tornarem um negócio (moeda), atendendo em um único sistema o processo de coleta e pontuação, que será testado de 25 a 28 de maio próximo durante a feira.

Apresentada nesta quinta-feira (3) ao secretário da Agricultura pelo empresário Marcelo Gomes, da E-Recicla, Reciclagem Lucrativa, a máquina, inteiramente brasileira, foi, segundo ele, inteligentemente projetada para uso de qualquer pessoa, seja cadeirante ou deficiente audiovisual, de modo que atenda a todas as exigências mercadológicas sustentáveis, sendo considerada socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável.

Ao Governo de Rondônia interessa trabalhar e divulgar processos e iniciativas que eduquem sobre a responsabilidade ambiental, segundo afirmou o secretário Padovani, destacando que esta é uma determinação expressa do governador Confúcio Moura. Para ele, todo expositor da 5ª Rondônia Rural Show deve tomar parte neste projeto, estendendo e incutindo em seus funcionários e clientes a importância da participação todos para uma vida de progresso com base sustentável.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo