Governo de Rondônia
Terça, 14 de julho de 2020

FORTALECIMENTO

Maquinários entregues pelo Estado irão impulsionar as atividades da agricultura familiar em Guajará-Mirim

22 de junho de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Agricultura familiar foi reforça com equipamentos entregues pelo Governo de Rondônia

A agricultura familiar ganha forças no município de Guajará-Mirim com a entrega de equipamentos e maquinários agrícolas realizada pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, na manhã de sábado (20) durante solenidade realizada no quartel do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual enfatizou que, mesmo em meio à luta contra o coronavírus, o Estado tem direcionado as atenções também às ações que possam  contribuir diretamente para o desenvolvimento e suporte ao setor rural.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) oficializou a entrega dos implementos e maquinário agrícola que foram adquiridos pelo Estado através de recursos do Programa de Aquisição de Alimento (PAA); do Ministério do Desenvolvimento Agrário; do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Proleite); Calha Norte;  bem como recursos do próprio governo do Estado.

Para o fortalecimento da agricultura familiar de Guajará-Mirim, o governo do Estado entregou  um caminhão ¾ (três quarto); trator de pneus; grade aradora; perfuratriz; pá traseira; tanque de salga para queijo; tanque de equilíbrio com boia e uma bomba de transferência; uma carreta agrícola; um distribuidor de calcário e uma pá agrícola traseira.

Governador Marcos Rocha oficializa a entrega do maquinário agrícola para o município de Guajará-Mirim

Foram investimento mais de R$ 419 mil visando beneficiar a pequena agricultura familiar no município. Todos os maquinários e implementos foram entregues à prefeitura, sendo destinados para Associações e Cooperativas Agrícolas de Guajará-Mirim.

Com a entrega dos equipamentos, o governo do Estado chama a atenção para o cumprimento do Plano Estratégico no eixo desenvolvimento econômico que tem a finalidade de tornar o Estado entre os dez mais competitivos do país e destaque na produção e exportação de alimentos da Amazônia Legal.

Ao entregar os equipamentos e maquinários para o prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha, o governador Marcos Rocha destacou que o propósito do Estado é fomentar a agricultura familiar com investimentos e aquisições que garantam a melhora na renda das famílias.

“Estamos entregando vários equipamentos que irão fortalecer a produção rural e continuar estimulando a economia do Estado. Esses equipamentos agrícolas são destinados para que a agricultura familiar e o pequeno produtor possam se desenvolver ainda mais”, argumentou o governador.

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, enalteceu a aquisição dos equipamentos e pontuou a importância de cada recurso destinado. “Os produtores poderão disponibilizar produtos de qualidade para atender ao mercado local e em todo estabelecimento do Estado”.

Equipamentos entregues pelo governo do Estado irão fortalecer a agricultura familiar

Durante a entrega, o governador fez questão de destacar o comprometimento do secretário da Seagri, Evandro Padovani; do diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão. Em seguida, o chefe do Executivo Estadual oficializou a entrega dos equipamentos passando para as mãos do prefeito Cícero Norona a chave do caminhão e, inclusive, voltou a lembrar o apoio da bancada federal, dos deputados estaduais que estavam sendo representados pelo deputado Dr. Neidson de Barros.

A entrega dos maquinários e implementos agrícolas também contou com a presença do prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha; do deputado estadual Dr. Neidson de Barros; do secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá; do comandante da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Alexandre Almeida; do secretário da Seagri, Evandro Padovani; do diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão; do superintende de Estado da Comunicação, Lenilson Guedes; bem como outras autoridades.

Leia Mais:

 Seagri realiza reunião para discutir o preço do leite pago ao produtor e o valor cobrado das indústrias no mercado em Rondônia

 Seagri entrega equipamentos de informática à Emater-RO para fortalecer os serviços de assistência técnica no campo


Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura


Compartilhe