Governo de Rondônia
28/03/2024

PREPARAÇÃO

Maratona de Aulões chega à Escola Capitão Cláudio Manoel da Costa em Porto Velho

18 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O sonho de ingressar na faculdade chega cada vez mais cedo para alguns, e para outros, nunca é tarde para a retomada dos estudos. São histórias que se entrelaçam em meio à maratona de aulões que vem sendo realizada em todo o estado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Direito, administração e engenharia civil são algumas das metas de aprovações citadas por estudantes no Aulão do último sábado (16), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Capitão Cláudio Manoel da Costa, no bairro Cidade Nova, zona Sul de Porto Velho.

As ações realizadas seguem o foco nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Enem

Os Aulões, de acordo com o secretário de Educação, professor Suamy Vivecananda, são mais uma forma que o Governo de Estado oferece para contribuir com processo de ensino nos estabelecimento da rede pública estadual de Rondônia. “Ações como essa motiva a todos, e não podemos perder esse espírito de mobilização” afirmou Vivecananda em sua participação na abertura do evento. O secretário destacou ainda que “os jovens possuem bastante energia e devem usá-la para os estudos”.

A programação da manhã de estudos na escola Cláudio Manoel da Costa contou com Aulão das disciplinas de química; com o professor Andrez; história ministrada pelo professor Aleks Palitot, e biologia com o professor Samuel.

OS SONHOS

As histórias e sonhos dos estudantes são das mais diversificadas. Enquanto as estudantes Maria Nazira, 14 anos de idade, e Rafaela Regis, 15, antecipam a preparação visando aprovações em universidades, Josinaldo Matias, 35, retomou os estudos na escola Capitão Cláudio e cursa o terceiro ano na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mas os objetivos são os mesmos.

Maria Nazira cursa o 1º ano do Ensino Médio. Ela está se preparando, mas ainda não decidiu a profissão que pretende exercer. Já Rafaela Regis, também do 1º ano, estuda gestão empresarial e pretende cursar administração. Monica Sales, do 3º ano, tem 18 anos e vai prestar vestibular para ingressar no curso de direito. Ela conta que participou de um Aulão pela primeira vez. A estudante relata que achou diferente o formato de ensino. “Consegui aprender de forma uma animada. É melhor para memorizar a explicação”, disse Mônica.

O Josinaldo Matias conta que retomou o estudo no 5º ano na escola Capitão Cláudio Manoel da Costa, pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde então não parou e pretende ser engenheiro civil. Disse que foi a primeira vez que participa de um Aulão. Afirma que conseguiu aprender, achou os professores bons, e as aulas foram dinâmicas e interativas. “Foi bem proveitoso, os professores falam de uma forma mais simples e jovial, uma boa estratégia para nosso entendimento” detalhou.

 FOCO NOS AULÕES

A diretora Geral de Educação da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (DGE/Seduc), professora Irany de Oliveira afirmou que, a Seduc por intermédio das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s), está focada em fomentar ações pensando nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Enem.

A coordenadora da Coordenadoria Regional de Educação (CRE/Seduc) de Porto Velho, professora Paula Fernanda, diz que está satisfeita ao constatar as escolas se alinhando às ações estabelecidas em Porto Velho. A coordenadora afirma que a CRE continua recebendo sugestões para fechar o calendário dos Aulões. Os Aulões já foram realizados em diversos estabelecimentos da rede estadual de ensino de Rondônia.

O secretário de Educação, professor Suamy Vivecananda, destacou que o Governo do Estado tem o compromisso de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem para que estudantes da rede pública estadual sejam melhor preparados e alcancem os resultados desejados pela equipe pedagógica da Seduc. Vivecananda orientou os estudantes a aproveitarem o conhecimento que os professores estão transmitindo.

“Mesmo com as dificuldades enfrentadas, acreditem em vocês. Com esforço, todos nós temos possibilidades de chegar onde queremos. Quando queremos, tiramos a pedra do caminho”, afirmou o secretário.

Leia mais:

 Gestores da região de São Francisco participam de reunião para alinhar plano de trabalho na educação

 Secretaria Estadual de Educação implanta Gestão Documental no arquivo setorial para agilizar processos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dani Constantino
Fotos: Dani Constantino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo