Governo de Rondônia
25/04/2024

ESTUDO

Material arqueológico do Vale do Guaporé passa a ser analisado em Rondônia após instalação de laboratório

01 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

laboratorio-arqueologico-no-museu-da-memoria-rondoniense_maximus-vargas-01_11_2016

Arqueólogos analisam material do Vale do Guaporé no laboratório do Museu da Memória Rondoniense

“Antes os materiais eram levados para análise em Goiânia, mas desde o começo de outubro, quando o laboratório foi implantado os materiais estão voltando para Rondônia”, diz Ney Gomes, arqueólogo responsável pelo laboratório que foi instalado no Museu da Memória Rondoniense em parceria da empresa Arcadis, empresa encarregada de trazer o material de Goiás.

Segundo o arqueólogo, Rondônia não tinha estrutura para análise dos materiais que estão sendo escavados na região do Vale do Guaporé. E agora, com a implantação do laboratório, o material que foi para análise em outro estado deverá voltar para ser analisado aqui.

No laboratório, cerca de 18 caixas com materiais de vários sítios arqueológicos são analisados por uma equipe de 8 pessoas.

Os profissionais trabalham minuciosamente com pedaços de vasos ou vasilhas, verificam o tamanho, desenho e tipo de material que foi feito.

Para Ednair Rodrigues, diretora do museu, “esse trabalho de análise faz com que nós, rondonienses, tenhamos controle e registro dos nossos materiais”. Ela completa que a parceria com outro estado foi fundamental.

Na BR-429, da cidade de Presidente Médici até Costa Marques, há profissionais fazendo escavações em diversos sítios arqueológicos descobertos na região. Os materiais encontrados são encaminhados para análise no laboratório do Museu.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo