PREMIAÇÃO

Medalha de mérito “Mauro dos Santos” é entregue às autoridades e servidores que contribuíram com a Polícia Civil em 2020

25 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Maior comenda, visa condecorar profissionais através da Cerimônia de Outorga da Medalha do Mérito, “Delegado Mauro dos Santos

A Polícia Civil de Rondônia por meio do Governo do Estado, agraciou na manhã de quinta-feira (24), parte dos homenageados do ano de 2020, que prestaram relevantes serviços à corporação, com a maior comenda que visa condecorar os profissionais, através da Cerimônia de Outorga da Medalha do Mérito, “Delegado Mauro dos Santos”. A homenagem, este ano, aconteceu de forma escalonada, para evitar aglomeração, devido à pandemia da Covid-19.

O evento aconteceu no auditório da Academia da Polícia Civil, onde reuniu cerca de 40 pessoas para as devidas homenagens.

“Pensamos em como fazer um evento, num ano que será marcante para nossa geração e todas as outras, nós nos preocupamos com o brilho do evento, mas tivemos que rever nossas posições, porque para a Polícia Civil, o ano não parou, nós somos função essencial, tivemos que nos adaptar, tivemos que continuar trabalhando mesmo diante de tantos perigos, tivemos que nos expor com consciência de que deveríamos ter todos os tipos de cuidados mas nos expor em prol da cidadania, em prol do cidadão, da nossas cidades, por isso o evento tinha que ser realizado, e o brilho? O brilho vem no olhar de cada um dos agraciados”, disse a delegada geral adjunta da Polícia Civil, Alessandra Marcela Paraguassu Gomes.

A última solenidade acontece nesta sexta-feira (25), às 9h30m, os servidores vinculados aos departamentos da Defensoria Pública do Estado (DPE), Corregedoria Geral de Polícia Civil (Corregepol), Conselho Superior de Polícia (Consupol), aposentados e pertencentes a outros entes públicos e privados serão homenageados.

“A medalha “Mauro dos Santos”, é uma homenagem às autoridades, pessoas que de uma forma ou de outra contribuíram durante o ano com a Polícia Civil, seja do quadro ou externo. No caso dos servidores são aqueles que se destacaram com serviços relevantes para sociedade. No caso de pessoas externas, são aquelas que de uma forma, não policial, colaboraram com a Polícia Civil. E a medalha é uma homenagem ao delegado “Mauro dos Santos”, que em 1989, exatamente no dia de finados foi assassinado em Espigão d’Oeste enquanto preparava sua transferência para Vilhena, ele iria ser delegado regional na época, e por uma investigação que ele estava fazendo, a pessoa investigada programou a morte dele, contratando um pistoleiro que ceifou a vida do nosso colega”, relembrou emocionado Samir Fouad Abboud, delegado geral da Polícia Civil de Rondônia.

Entre os homenageados, também está o deputado estadual, Cirone Deiró que, em 2020, contribuiu com cerca de R$ 20 mil em emendas parlamentares para a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), a fim de uniformizar a tropa padronizada, além de realizar a intermediação junto à Prefeitura de Cacoal para a construção da nova delegacia, com a doação do terreno de 20 mil metros quadrados.

A delegada Alzira dos Santos Bezerra, que hoje faz parte Gaeco, recebeu a honraria

“Me sinto muito honrado não só por ter colocado a emenda, mas pelo reconhecimento do nosso trabalho de uma maneira geral na Assembleia Legislativa do Estado, e a gente tem a oportunidade de ter esse trabalho reconhecido, isso só nos motiva a continuar trabalhando e a ter olhos para essa corporação, a Polícia Civil que faz um brilhante trabalho no Estado de Rondônia e precisa ter esse olhar dos parlamentares, para fazer estes investimentos, ajudar na estruturação dos blocos, delegacias, das corporações, como o Core que é um braço nas operações especiais”, disse o parlamentar.

Em 26 anos de polícia, essa é a primeira vez que a delegada Alzira dos Santos Bezerra, que hoje faz parte Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), um setor de atuação do Ministério Público voltado para investigações criminais, recebe a honrosa medalha de mérito 2020.

“Essa é a primeira vez e eu fiquei muito honrada e até me emocionei com o convite, são 26 anos de PC. O que mais me marcou é o trabalho incessante que tínhamos, e até hoje sou voltada ao que faço, foram 11 anos à frente da furtos e veículos, estive à frente de outras delegacias como assuntos penitenciários, homicídios, meio ambiente, e há nove anos frente às investigações do Gaeco, dedico meu trabalho ao meu nome”, relata a homenageada.

Em seu discurso Hélio Gomes Ferreira, secretário adjunto da Secretária de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), representando o secretário, José Hélio Cysneiros Pachá, agradeceu os presentes, além do governador do Estado, Marcos Rocha.

“Ao mesmo tempo que estou feliz, me sinto aqui como um zero, pequeno, não tenho nenhum tipo de capacidade maior e nem melhor que vocês, mas Deus me comissionou e eu agradeço meu amigo e governador Marcos Rocha, que deixa a polícia trabalhar, nos honrou nos dando direitos que eram nossos, mas não eram reconhecidos”, encerrou.

Este ano familiares também não puderam estar presentes nas homenagens, mas acompanharam o evento por transmissão ao vivo através das redes sociais da Policia Civil.

Texto: Marina Espíndola
Fotos: Daiane Mendonça