Governo de Rondônia
Sábado, 31 de julho de 2021

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Medalhas atestam ano de conquistas do Colégio Tiradentes no distrito de Jacy-Paraná

19 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Confúcio Moura visitou o Colégio Tiradentes, em Jacy Paraná, onde conheceu talentos e elogiou a proposta educacional oferecida

O governador Confúcio Moura visitou o Colégio Tiradentes, em Jacy Paraná, onde conheceu talentos e elogiou a proposta educacional oferecida

A escola que produz conhecimento, inclusão e igualdade está no distrito de Jacy-Paraná. Está cercada por ruas precárias e os vizinhos são famílias de baixa renda. O Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade II encerra o ano letivo com uma coleção de medalhas conquistadas pelos alunos e a certeza de que muitos desafios serão vencidos em 2017.

“Uma mesa de medalhas e vitórias. É a minha escola dos sonhos. Inclusiva e igualitária”. Com esta definição, postada em sua página no Facebook, o governador Confúcio Moura resumiu o que viu na visita que fez ao colégio, em Jacy-Paraná, na tarde de quarta-feira (14).

Diante desta mesa em que estavam, além de medalhas, troféus e mostras de robôs, a diretora do colégio, tenente Érica Josiane Ossuci, explicou ao governador como é o dia da dia na escola. E tudo testemunhado por um grupo de alunos e professores.

Érica Ossuci deixou explícito o gosto pela gestão escolar e o compromisso em fazer do Colégio Militar um exemplo no estado. A unidade funciona com ensino regular fundamental e médio.

TALENTOS

Numa sala com professores, alunos e a tenente Ossuci, o governador testemunhou um desfile de talentos e, mais tarde, diria que é destas iniciativas que o Brasil necessita.

Milene e Débora: talento em voz e violão mostrado com desembaraço

Milene e Débora: talento em voz e violão mostrado com desembaraço

A visita, que deveria durar uma hora, ultrapassou duas horas, tempo suficiente para o governador conhecer prodígios como as alunas Milene Andrade, do 2º ano do Ensino Médio; e Débora Maia, do 1º ano, por exemplo. Desembaraçadas, elas tocaram violão e soltaram a voz, inclusive com uma canção autoral, dedicada à diretoria.

Depois, Milena largou o violão para apresentar um quadro em aquarela, de sua autoria. Mais tarde, Raquel Sheila, 2º ano, presenteou Confúcio com uma pintura em que retrata o governador e a diretora Ossuci.

Rian Ramires, outro aluno, foi apresentado como o campeão na robótica. Criou diversos sistemas, todos voltados para as demandas dos moradores do distrito. Um deles, que ainda está em desenvolvimento, substitui os cães-guia por um robô que anuncia com sinal sonoro a presença de obstáculos para pessoas com deficiência visual.

Também é de Rian o projeto de irrigação que foi criado para ser utilizado na horta da escola, mas pode ser aplicado em campos de futebol, jardins e na lavoura. Ele, com seus inventos, ganhou uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Além das competições de robótica, os alunos do colégio também se destacam nas competições matemática, português e química.

“O que vocês fazem aqui é uma revolução”, disse Confúcio a professores e alunos. Ele definiu a unidade como uma escola de boas práticas, do tipo que o Brasil precisa. As inovações, conforme o governador, não precisam vir necessariamente das capitais.

Um dos eventos regulares, segundo a diretora, é o dia de criação de redação, oportunidade em que todas as atividades são paralisadas para que os alunos construam textos que participarão de concursos pelo País. Outra inovação é a confecção de revistas com estórias criadas pelos estudantes.

Os alunos e professores disseram que têm na diretora Ossuci o motivo para criar e superar obstáculos por uma educação diferenciada.

O governador visitou também a biblioteca, a sala de aula aberta, a horta e ainda assistiu a uma apresentação da banda de música.

EXEMPLO

Medalhas e troféus mostram as conquistas dos alunos do Colégio Tiradentes de Jaci Paraná

Medalhas e troféus mostram as conquistas dos alunos do Colégio Tiradentes de Jaci Paraná

Caminhando pelos corredores, ele disse que este é o exemplo da educação inovadora que ele próprio costuma defender. “Aqui temos alunos que vêm das diversas estruturas sociais. Mas aqui dentro todos são iguais, inclusive no fardamento”, comentou Confúcio.

Segundo a tenente Ossuci, as vagas são muito disputadas. Todos os pais querem que os filhos estudem no Colégio Militar. Dizem que a disciplina é positiva e tem reflexos no futuro.

Jacy-Paraná é distrito de Porto Velho, e está a 100 quilômetros do centro da capital. Tem sua trajetória marcada pelo crescimento vertiginoso da população a partir do início da construção das usinas hidrelétricas no rio Madeira.

Leia mais:
Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Jacy-Paraná participará da 31ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul
Colégio Tiradentes da Polícia Militar une livros, gibis, cordel e cinema mudo no distrito de Jacy-Paraná nesta terça-feira


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe