Governo de Rondônia
28/03/2024

SAÚDE

Medicamentos de alto custo são entregues pelo Governo de Rondônia à população em vulnerabilidade social de Ji-Paraná

08 de maio de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Medicamento de alto custo é entregue gratuitamente pelo governo em Ji-Paraná

Aos 56 anos, o lanterneiro Antônio de Jesus Bonfim depende de ajuda do Governo de Rondônia para se medicar no tratamento de atrofiação dos nervos, que o acometeu há cinco meses. Desde então, mensalmente, ele retira gratuitamente o remédio na farmácia da 1ª Gerência Regional da Saúde (1ª GRS), órgão subordinado a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Ji-Paraná.

“Eu não tenho condições de comprar o remédio, pois custa muito caro, em torno de R$ 2.600,00 a caixa com 30 comprimidos. O governo faz esse serviço que é essencial para quem precisa do remédio e não pode comprar. No meu caso, nunca faltou o remédio”, declarou Antônio Bonfim, que depende do auxílio-doença para sobreviver, porque não pode mais trabalhar.

Assim como o lanterneiro, o órgão estadual atende centenas de pessoas que dependem de medicamentos e não conseguem comprar devido ao alto custo. O procedimento para ser beneficiado com essa ajuda é simples. Mediante o receituário e munido de documentação pessoal, o candidato a ingressar no programa do governo estadual deve procurar a 1ª GRS para receber maiores detalhes. O órgão está instalado na rua Júlio Guerra, 370, no centro.

Os medicamentos de alto custo são, geralmente, de uso contínuo e utilizados em tratamentos de doenças crônicas e raras. Por representarem custo elevado, demandam de regras e critérios específicos para que o paciente possa receber gratuitamente. O programa do governo estadual vem atendendo regularmente aos pacientes cadastrados. Além deste tipo de serviço, na 1ª GRS é possível conseguir gratuitamente nutrição enteral, que é um tipo de tratamento destinado a pessoas que não podem ou não conseguem se alimentar totalmente pela boca, em decorrência de problemas no aparelho digestivo. Em ambos os casos, a pessoa interessada deve se dirigir à Gerencia de saúde local.

“Estamos fazendo as entregas normalmente. Eventualmente ocorre algum atraso na chegada dos remédios devido ao momento pandêmico de coronavírus”, explica o responsável pelo setor, o farmacêutico Alexandro Dainez.

O gerente regional local, Ivo da Silva, informa que apesar da vivência em tempos de isolamento social, o serviço segue no órgão público. “Nossa recomendação é que os cuidados devem ser praticados evitando possível proliferação do coronavírus”, disse, referindo à postura dos servidores e das pessoas que necessitam dos programas ofertados pela saúde estadual.

 

Leia Mais:

Para evitar aglomerações em Rondônia, pacientes recebem medicamentos em casa

Pacientes com doenças crônicas recebem medicamentos em casa por meio de programa do governo de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo