Governo de Rondônia
28/03/2024

SAÚDE

Médico orienta sobre cuidados durante o isolamento domiciliar com pessoas suspeitas ou contaminadas pelo coronavírus

16 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Lavar bem as mãos é uma das principais recomendações de higiene e prevenção

Com a pandemia da Covid-19 e a possibilidade de contaminação pelo coronavírus, é importante observar a maneira adequada de higiene da casa e as medidas de prevenção em isolamento domiciliar, principalmente quando alguém da família está em quarentena sob suspeita ou confirmação da doença.

Segundo o médico Felipe Casseb, de Porto Velho, o uso de máscara em ambientes da casa compartilhados por outros membros da família é primordial. “Todos devem usar a máscara. Nos casos em que só há um banheiro na casa, a limpeza deve ser imediata após utilização, desinfectando todas as superfícies de contato, como torneira, maçaneta, descarga e pia. As toalhas devem ser separadas”.

Se possível, a pessoa infectada deve dormir em cama separada, e em um cômodo só, de preferência com porta fechada e janela aberta, possibilitando assim a entrada de luz e ar. As roupas de cama, banho e individuais do paciente ou suspeito devem ter tratamento especial.

“Quem deve fazer a troca dessas roupas é a própria pessoa, que deve colocar as roupas em um saco e levar diretamente para o tanque ou lavadora. Tem que ter sempre uma lixeira com um saco e tampa ao lado da cama, e todas as vezes que algo for depositado, o saco deve ser fechado e a lixeira tampada. Sofás e colchões não devem ser compartilhados, mas se isso for impossível, deve-se manter a distância mínima de dois metros”, enfatiza o médico.

Se a pessoa suspeita ou contaminada for cozinhar, deve estar sempre de luvas e máscara, e a orientação profissional é que copos, pratos e talheres devem ser separados. Sabonetes, creme dental e escova de dentes não devem ser compartilhados. Todas as superfícies da casa devem ser limpas diariamente com sabão e água, água sanitária ou álcool acima de 70%.

Todas essas medidas são orientações médicas, assim como o Guia de Isolamento Domiciliar da Confederação Nacional de Saúde, que dá dicas sobre a limpeza e o trato da casa em casos de suspeitos ou pessoas infectadas na casa. As dicas servem também para toda a população manter os ambientes domésticos livres do vírus.

Leia Mais:

 Governo de Rondônia firma parceria internacional para a compra de equipamentos para o combate ao coronavírus

 Sesdec orienta população para denúncias diante do descumprimento do decreto de calamidade pública em Rondônia

 Durante pandemia, Policlínica Oswaldo Cruz prioriza atendimentos

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Paulo Sérgio e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo