Governo de Rondônia
26/04/2024

SAÚDE

Medida do Governo de tirar pacientes de situação caótica no JP II é elogiada em Vilhena, na inauguração do Centro de Especialidades

07 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Solenidade de inauguração do Centro de Especialidades Vilhenense

A inauguração do Centro de Especialidades Vilhenense (CEV) – um pronto-socorro que funcionará no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no município de Vilhena – teve dentre os pontos altos levantados, a questão da dignidade aos pacientes e inclusive, com o reconhecimento à medida do Governo do Estado de ter agido com seriedade para solucionar o problema de pessoas sendo atendidas na garagem do Hospital João Paulo II, em Porto Velho. O prédio da CEV estava pronto desde 2015, mas sem funcionamento, sendo uma das principais reivindicações da população.

A cerimônia de inauguração ocorreu no final da tarde de sábado, 6, com a presença do vice-governador de Rondônia, José Jodan, do prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, da vice-prefeita de Vilhena, Maria José e demais autoridades políticas.

Ao se pronunciar sobre a inauguração da Unidade de Saúde, a vice-prefeita Maria José, conhecida na cidade pelas ações voluntárias que desenvolve, começou seu discurso elogiando a iniciativa rápida do governador do Estado, coronel Marcos Rocha, com as medidas realizadas no João Paulo II. “Falávamos logo no início, eu e o prefeito, que a nossa gestão seria marcada por muitos acontecimentos, conquistas, e avanço da saúde em todos os sentidos e estamos conseguindo. Quero dizer aqui ao nosso vice-governador José Jodan o quanto agradecemos ao governador pela grandiosidade desse homem. Quando ele entrou para governar o nosso Estado, a primeira coisa que ele fez foi tirar as pessoas do leito do chão e colocar cada uma com dignidade dentro de cômodos de respeito. Isso demonstra que além de um governador é um grande ser humano, com visão para com o próximo ao tirar as pessoas que estavam estendidas no chão do Hospital João Paulo II e colocá-las  no seu leito com dignidade e com respeito. Vice-governador muito obrigado e leva meus cumprimentos ao governador, que faltou oportunidade de falar para ele, mas não posso deixar de ressaltar esse exemplo de humildade”, argumentou a vice-prefeita.

Agora, com o Centro de Especialidades Vilhenense, a expectativa é de que sejam realizados entre 3 a 4 mil atendimentos por mês. O prédio será mantido com recursos da Prefeitura e contará com um médico das 7h às 19h; e outros dois médicos com escala de trabalho das 16h às 22h. Um dos destaques do CEV é que no local haverá atendimento farmacêutico durante todo o período de funcionamento, viabilizando a aplicação de medicamentos endovenosos e intramusculares, o que hoje é feito apenas no hospital.

A inauguração do Centro de Especialidades Vilhenense também contou com a presença dos deputados estaduais Cirone Deiró, Chiquinho da Emater, Luizinho Goebel, Laerte Gomes, Ezequiel Neiva, do senador Marcos Rogério, além de vereadores da Câmara Municipal de Vilhena. Para garantir o funcionamento do local, o deputado Luizinho Goebel disponibilizou uma emenda parlamentar individual no valor de R$ 1,5 milhão que foi investido na compra de equipamentos e móveis.

O deputado Luizinho Goebel, por exemplo, também destacou o empenho apresentado pelo governador, lembrando que o município estava com vários meses da UTI atrasado, com débito de mais de R$ 300 mil. “O governador Marcos Rocha e o vice-governador José Jodan garantiram que o Governo pagaria as parcelas em atraso e colocaria mais as parcelas deste ano em dia e isso ajudou com que as pessoas pudessem curar a sua dor”, destacou Goebel.

Pronunciamento do vice-governador, José Jodan

O anfitrião, prefeito Eduardo Japonês, fez um panorama de toda a gestão até o momento, com realizações que estão sendo apresentadas para o Município. A inauguração do CEV, na opinião do prefeito, vai reparar uma lacuna na rede pública municipal de saúde. Para ele, essa espera de longos anos termina com essa grande conquista. O prefeito  ainda frisou que há anos a população ansiava pela Unidade Hospitalar com uma estrutura que pudesse garantir atendimentos adequados para a sociedade.

Sucinto em seu pronunciamento, o vice-governador destacou a iniciativa da vice-prefeita que até mesmo se emocionou ao falar da atitude do governador Marcos Rocha e que tem atuado de forma firme para melhoria na área da Saúde do Estado. “O governador está focado na construção do novo Hospital João Paulo II e isso está bem perto de ser iniciado. Quero parabenizar todos os deputados pela atitude de repassarem recursos para construção do novo João Paulo II. São atitudes louváveis que merecem reconhecimento. Também não podemos deixar de destacar o comprometimento do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia que abriu mão de construir sua nova sede para garantir toda a economia realizada nos últimos 10 anos para a construção do novo João Paulo II. Isso prova a credibilidade que o Governo está obtendo e vamos manter esse compromisso com a população”, resumiu o vice-governador.

Leia mais:

 GovernoRondôniaSaúdeServiçoSolidariedadeAmbulatório de Referência Estadual em Hanseníase realiza cerca de 400 atendimentos por mês

Recém nascido de 900 g é transferido de Cacoal para Porto Velho por equipes do Corpo de Bombeiros e Hospital Cosme e Damião


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo