Governo de Rondônia
20/04/2024

BRASIL-BOLÍVIA

Meio ambiente foi um dos temas do encontro diálogos de fronteira realizado em Porto Velho

14 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Equipe da Sedam ministrou palestra na tarde de terça-feira

Rondônia e Bolívia se reuniram na terça (12) e quarta-feira (13), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, no Encontro Diálogos de Fronteira, com a intenção de discutir as políticas públicas relacionadas à fronteira de Rondônia com Beni e Pando, ambos departamentos  bolivianos. O encontro promoveu a troca de experiências entre os participantes, desde autoridades brasileiras e bolivianas à classe empresarial.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) coordenou a sala que discutia questões relacionadas ao meio ambiente e ao agronegócio. O secretario Hamilton Santiago abriu os trabalhos da tarde do dia 12 salientando a importância que é essa troca de experiências entre as fronteiras e como ela pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento das questões ambientais de ambos os lados.

A primeira apresentação da tarde foi de responsabilidade do geógrafo da Sedam, Luiz Cláudio Fernandes, que apresentou o zoneamento do Estado de Rondônia, que passa agora pela sua 2ª revisão. Luiz Cláudio fez questão de ressaltar a importância que a consulta pública teve no processo de revisão do zoneamento. Logo em seguida, o coordenador de Unidades de Conservação, Jorge Lourenço, apresentou um pouco das unidades de conservação do estado e suas potencialidades, explanando também o fato de a Bolívia e Rondônia compartilharem muitas belezas naturais.

Na manhã dessa quarta-feira, todas as salas se reuniram no auditório do 9° andar do prédio Pacaás Novos, no Complexo Rio Madeira, para apresentação das propostas decididas em cada sala. Eliezer de Oliveira, gestor ambiental, ficou responsável por apresentar as propostas relacionadas ao meio ambiente. As propostas tratavam da  metodologia do plano de zoneamento – realização de um intercâmbio entre técnicos da Sedam e os responsáveis pelo setor do meio ambiente da Bolívia, capacitação técnica, metodologia de produção agropecuária e meio ambiente e tecnologia da produção de peixes no sistema de tanques e de viveiros escavados com demonstração das tecnologias existentes no estado e visitação a locais onde as tecnologias já existem.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lívia Balbino Guimarães
Fotos: Assessoria
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo