23/04/2024

RECONSTRUÇÃO

Mesa integradora reúne 54 propostas para efetivar projetos na reconstrução do pós-enchente

16 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

“A população está de parabéns. O Estado vai ganhar muito com esta iniciativa do governo”, afirmou o superintendente da Funasa, Ivo Benitez.

10 - mesa

A Mesa Integradora para elaboração do Plano de Reconstrução e Prevenção de Desastres do Estado de Rondônia definiu 54 propostas que se constituirão em projetos para a reconstrução do Estado nas consequências do pós-enchente, que afetou oito municípios.

10 - participantes

A segunda etapa de reuniões da mesa  integradora reuniu na manhã desta sexta-feira, 16, no Hotel Rondon, representantes de entidades governamentais, não governamentais e sociedade civil organizada.  A dinâmica no campo técnico emglobou os eixos: Inclusão Social, Meio ambiente, Saúde e Infraestrura.

Das 171 propostas apresentadas semana passada, 54 poderão ser aproveitadas na elaboração de projetos em benefício do Estado. Para isso, os participantes foram encaminhados para cada eixo conforme a sua participação na primeira etapa, o que evitou novas discussões fora da temática. Cada eixo foi dividido em pequenos grupos de participantes.

10 - participação

A construção do Plano privilegia a contribuição de todos os participantes e estabelece possibilidade de pacto entre diferentes instituições para o alcance de metas e objetivos comuns. Esta é a orientação do governador Confúcio Moura, disse o secretário George Braga, secretário de Assuntos Estratégicos do Estado.

Segundo o superintendente da Funasa em Rondônia, Ivo Benitez, que participou do evento, a iniciativa do governo é muito importante. “Era necessário há muito tempo”, disse Benitez. “Precisamos elogiar aquelas pessoas que fazem e não somente criticam os que não fazem”, disse. Benitez é advogado e participou do eixo temático sobre a saúde. “Houve sucesso na área temática que frequentei e percebi que nas outras também”. A população está de parabéns. O Estado vai ganhar muito com esta iniciativa do governo, afirmou.

A etapa desta sexta-feira detalhou as propostas sugeridas no primeiro encontro para a elaboração do Plano de Reconstrução, ocorrida no dia 8 de maio e organizou as propostas em formato de projetos. Os projetos vão formar o “Plano Integrado de Reconstrução e Prevenção de Desastres”, que será encaminhado a Brasilia por autoridades estaduais, representantes do 3º Setor e demais participantes, explica Rosana Cristina, diretora executiva da Seae e coordenadora do plano. Rosana ressalta que os trabalhos agora continuam com o corpo técnico da secretaria, para revisão de texto e redação final do documento.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Marcela Bonfim