Governo de Rondônia
25/04/2024

MEIO AMBIENTE

Mesmo em época de pandemia, ações para reabilitar animais silvestres são mantidas pelo Batalhão de Polícia Ambiental

03 de agosto de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O filhote de anta Antônio chegou no BPA em abril com apenas 2 meses. Hoje, mesmo com seis, come folhas e não dispensa a mamadeira

 

Papagaio ganhou o nome de Gaio da equipe do BPA

O Governo de Rondônia por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), localizado no município de Candeias do Jamari, reativou o serviço do Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras), em março de 2020. A reativação do Centro contou com a iniciativa da bióloga Jaqueline dos Santos Gomes e do Médico Veterinário Marcelo Andreani. Os dois fazem parte do quadro da Polícia Militar.
O objetivo do Cras é recepcionar, triar e reabilitar animais silvestres apreendidos em operações de combate ao tráfico, atropelados nas rodovias, encontrados machucados e entregues voluntariamente pela população ao BPA, para que depois de reabilitados sejam devolvidos à natureza.
O local que ficou por sete anos desativado passa por reforma, por isso, o atendimento ao público está suspenso. Conforme comunica o Subcomandante do Batalhão Ambiental, capitão Jairo Alves Carneiro.

Antes da pandemia, a equipe do BPA realizava palestras educativas sobre a fauna e a flora para crianças e adolescentes durante o período letivo, onde salas temáticas eram utilizadas para orientar sobre a preservação e respeito com o meio ambiente. Atividades que só devem retornar após a pandemia.

O Comandante do Centro de Recuperação de Animais Silvestres, Tenente Alisson Lopes Pereira conta que o primeiro animal resgatado, tratado e liberado à natureza foi uma coruja. A soltura aconteceu no dia 8 de abril deste ano.
Atualmente o lugar abriga um filhote de jupará (família do quati), um filhote de anta, dois periquitos-da-Amazônia, um periquito-de-cabeça-suja, uma arara canindé, dois papagaios-verdadeiros, dois jabutis e três tracajás.

O Batalhão possui uma pequena área de mata onde recebe visita de alguns macacos, tornando-se um corredor ecológico para os animais trafegarem com tranquilidade entre as árvores.

Os policiais militares do Centro oferecem frutas aos animais. Dentre as espécies que aparecem área de mata estão: Zogue zoque, parauacú (também conhecido como macaco velho), sauim-de-cara-suja, mico Rondônia (uma espécie rara e endêmica que ocorre no estado de Rondônia, descoberto e catalogado em 2008, que infelizmente já está na lista e vulnerabilidade do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis- Ibama. “No BPA temos o privilégio de receber a visita deles, inclusive de uma mãe com dois filhotinhos nas costas”, disse o Tenente Lopes.

A área de mata do Centro de reabilitação recebe a visita constante de  animais da floresta

No último dia (30), o Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública de Rondônia, Hélio Gomes visitou o Batalhão da Polícia Ambiental e ouviu as solicitações do subcomandante do BPA, Capitão Jairo Alves Carneiro. “Estamos felizes de conhecer essa equipe do BPA que resgata os animais maltratados, capturados por traficantes e que reabilita para soltar em seu habitat natural. Levarei todas as demandas ao secretário Pachá para as devidas providências”, afirmou Hélio Gomes.

Diariamente o BPA recebe denúncia de maus tratos de animais. A população pode ligar para informar casos de animais em perigo para os canais da Polícia Militar de Rondônia discando 190, Batalhão de Polícia Ambiental: 69 3230 1088 / 69 9 9995 6874, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam): 0800-647-1320 / 3212-9648, Corpo de Bombeiro Militar: 193 ou pelo whatsapp 98482-8690 que funciona 24 horas.

Hoje fazem parte da equipe do Centro de Recuperação de Animais Silvestres o: 1° Tenente PM – Alisson Lopes Pereira, 1° sargento PM – José Marcos Ferreira dos Santos, 3° Sargento PM – Eraldo de Macedo, CB PM Clerle Pereira de Souza- Rafael da Costa Lima, Cabo PM – Rafael da Costa Lima, Cabo PM – Fábia Regina Araújo da Silva, CB PM – Luciana Soares Candeia, Soldado PM – Wesly De Souza Castro, Cabo PM Edmar Fagundes e o 3° sargento PM – Cledison Costa Monteiro

Leia Mais:

 Segurança Pública de Rondônia investe em cães farejadores para combater o tráfico de drogas

 Operação Hórus apreendeu mais de R$ 4 milhões nas fronteiras de Rondônia durante o período de pandemia

 Câmeras de videomonitoramento são reinstaladas no município de Machadinho D’Oeste

 

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: Daniel Garcia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo