Governo de Rondônia
29/03/2024

AUTOCONHECIMENTO

Método utilizado em ressocialização de apenado em Rondônia será tema de documentário

05 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Equipe do pesquisador Ferrara visitou o governador Confúcio Moura

Equipe do pesquisador Ferrara visitou o governador Confúcio Moura

Os pesquisadores Antônio Ferrara e sua esposa Sônia Zangarini revelaram, nesta quarta-feira (4), que ficaram comovidos com os resultados da utilização do Programa SAT, que estimula o autoconhecimento, na recuperação de apenados em Rondônia. Eles visitaram o governador Confúcio Moura para informar que estão produzindo um documentário sobre o trabalho, que é pioneiro no mundo.

Ferrara e sua esposa são divulgadores do Programa SAT, que foi criado há 40 anos e tem trabalho reconhecido em diversos países. Segundo a terapeuta voluntária da Associação Cultural do Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), onde o programa terapêutico é aplicado, a meta não é a recuperação do apenado, mas levar ao despertar da consciência para que, a partir daí, cada indivíduo possa escolher com segurança o caminho que deseja seguir. “A base se tudo é descoberta das capacidades pessoais”, explica.

A metodologia vem sendo aplicada na Acuda com apoio do governo de Rondônia, e tem apresentado resultados positivos. É este efeito que será mostrado no documentário que a equipe de Antônio Ferrara está produzindo. Como é a primeira vez que o programa é utilizado no sistema carcerário, o pesquisador e sua esposa pretendem fazer a divulgação num evento, que acontecerá em novembro deste ano, em Roma, e, posteriormente, para toda a Europa.

Confúcio Moura disse que a utilização do método na ressocialização é uma ousadia e que é preciso inovar neste campo, pois o sistema prisional não  progrediu. O secretario da Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antônio Reis, acompanhou os visitantes e confirmou que a metodologia trouxe benefícios aos apenados atendidos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Inclusão Social, Justiça


Compartilhe


Pular para o conteúdo