Governo de Rondônia
28/03/2024

INFRAESTRUTURA

Ministério das Cidades reitera parceria do governo federal com Rondônia

14 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e o governador Confúcio Moura

Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e o governador Confúcio Moura

O governo federal ratificou parcerias na execução de obras de infraestrutura e garantiu suporte para análise e encaminhamento de projetos. Este foi o saldo a visita que o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e uma equipe de secretários da pasta, fizeram ao Porto Velho nesta quinta-feira (14). A comitiva participou de reunião de trabalho, no Palácio Getúlio Vargas. O governador Confúcio Moura anunciou que o projeto da rede sanitária da capital será licitado nesta sexta-feira (15), em pregão eletrônico.

Durante a reunião de trabalhos no Palácio Getúlio Vargas, o secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Dario Lopes; o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira e o secretário nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, Luiz Ramos, falaram sobre projetos do Ministério das Cidades em execução em Rondônia e ouviram dos técnicos estaduais minúcias o andamento das ações.

Kassab lembrou que haverá uma nova seleção de iniciativas voltadas para a mobilidade urbana e defendeu que o estado apresente projetos. Segundo Dario Lopes, o ministério oferece o apoio necessário ao governo estadual. “Nossa equipe pode orientar os técnicos do estado para que avancemos neste campo“, acrescentou.

O projeto da rede de água tratada para a capital foi comentada pelo secretário Paulo Ferreira, pois foi interrompido pelo Tribunal de Contas da União e está há mais de oito anos sem andamento por vários fatores, sendo o mais emblemático os problemas apresentados pelas construtoras. O prefeito de Rolim de Moura, Cézar Cassol, interviu para dizer que não é possível perder recursos destinados a ações tão importantes como esta. A obra será licitada nesta sexta-feira.

POSITIVO

Os prefeitos José Rover, do município de Vilhena; Jesualdo Pires, de Ji-Paraná, e Gerson Neves, de Nova Brasilândia, também participaram da reunião e manifestaram reconhecimento pela acolhida aos projetos apresentados ao Ministério das Cidades.

Os senadores Valdir Raupp e Ivo Cassol, que acompanhavam a comitiva, também fizeram intervenções explicando as demandas existentes no estado. Raupp explicou ao ministro que as prefeituras apresentam mais demandas para pavimentação em relação a outras iniciativas.

A reunião foi positiva, na avaliação de Confúcio Moura. Ele explicou que o governo e as prefeituras saíram do encontro com mais esperanças em relação aos projetos encaminhados no Ministério das Cidades. O governador falou sobre a economia do estado e a previsão de crescimento do PIB. “Nosso ajuste fiscal não é decenal, é diário. Todos os dias fazemos esforços para manter as contas em dia. Temos margem para endividamento, mas não de utilizar este recurso agora”, concluiu.

Veja fotos da visita do ministro


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Habitação, Obras, Rondônia, Saneamento


Compartilhe


Pular para o conteúdo