Governo de Rondônia
Sexta, 14 de maio de 2021

AVICULTURA

Ministro da Agricultura participa do 1º Seminário sobre avicultura em Rondônia

20 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Ministro Neri Geller (Aprosoja)

Ministro Neri Geller (Aprosoja)

     O ministro da Agricultura, Neri Geller, abre neste sábado (21) a partir das 15 horas, no parque de exposições de Espigão do Oeste, o 1º Seminário sobre avicultura no Estado de Rondônia, promovido pela Globoaves e Associação rural do município. Participam do evento o governador Confúcio Moura, o senador Valdir Raupp e outras autoridades.

espigao

     Neri Geller é o primeiro ministro que visita Espigão do Oeste, ao longo de seus 33 anos de emancipação política e administrativa. Ele vai conhecer a potencialidade do município que abate 50 mil frangos/dia, gerando 620 empregos diretos para atender os estados de Rondônia, Acre, Roraima e Manaus.

    Com um plantel de 1,5milhões de frangos em campo, uma produção de 5 mil toneladas de ração ao mês, consumindo uma média de 3.800 toneladas de milho/mês e 1.400 toneladas de farelo de soja ao mês, a Globoaves projeta produzir e abater 100 mil frangos/dia, aumentando para 1.200 o número de empregos diretos.

   Na atualidade existem implantados quatro núcleos de matrizes com um plantel de 120 mil galinhas de postura com uma produção de 2,8 milhões de ovos/mês e uma produção de 1,5 milhões de pintainhos ao mês. Serão mostradas ao ministro as dificuldades encontradas pelo grupo Globoaves que tem projetos para expandir a avicultura no Estado e conseguir apoio junto às instituições financeiras, uma vez que essa atividade resume-se quase que exclusivamente à agricultura familiar.

   Expectativa positiva

8 - Valter e Eleutério

O presidente da ARR, Valter Gonçalves e o vereador Eleutério Campos

   O presidente da Associação Rural de Espigão do Oeste, Valter Gonçalves taxou de muito importante a presença do ministro Neri Geller, para debater avicultura tendo a região oeste do Estado como referência e a Globoaves apresentando planos e projetos para montar novas estruturas com altos investimentos. Atualmente existem 74 aviários em produção. Os projetos são para construir 100 nos próximos 18 meses para atender toda a demanda que a região norte exige.

     Outro entusiasta pelo Seminário é o vereador e produtor rural, Eleotério Valério Campos, lembrando que durante a realização da 12ª Exposição Agropecuária que está se realizando neste município, (de 18 a 22) o ministro da Agricultura vir debater e conhecer de perto a realidade da nossa avicultura  mostra a dimensão econômica que vem alcançando o Estado de Rondônia.

   Posição privilegiada

Cristiane Adib, da Emater

Cristiane Adib, da Emater

  O município de Espigão do Oeste, localizado na divisa com o Estado de Mato Grosso, com 4.518 quilômetros quadrados, numa região privilegiada pelo clima ameno, é composto, em sua maioria por pequenas propriedades rurais, conforme relata a gerente regional da Emater, Cristiane Abid Mundin. O rebanho bovino ali é de 360 mil cabeças e uma produção de leite de 90 mil litros/dia.

    A piscicultura, ao lado da avicultura, da bovinocultura, da produção de leite e culturas de subsistência, também é destaque em Espigão do Oeste. Segundo Cristiane, a Emater oferece assistência técnica aos 82 piscicultores da Associação de Piscicultura daquele município, que produzem 200 toneladas de pescado por ano.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: José Luiz
Fotos: Marcos freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura


Compartilhe