JOGOS OLÍMPICOS 2016

Ministro do Esporte discute em Porto Velho passagem da Tocha Olímpica prevista para 22 de junho

04 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião sobre o revezamento da Tocha Olímpica foi realizada no auditório da governadoria

A Tocha Olímpica, símbolo maior da abertura dos Jogos Olímpicos que serão realizados no Rio de Janeiro, a partir de agosto, passará por Rondônia no dia 22 de junho. A data foi anunciada na tarde desta quarta-feira (3) pelo ministro do Esporte, George Hilton, que também anunciou investimentos para Porto Velho durante evento no auditório do prédio Pacaás Novos, Palácio Rio Madeira, sede do governo de Rondônia, em Porto Velho.

Rondônia foi o 20º estado visitado pelo ministro, recebido com sua comitiva pelo governador Confúcio Moura e prefeito em exercício, Dalton Di Franco, para iniciar reuniões técnicas de trabalho com o objetivo de preparar o evento “Revezamento da Tocha Olímpica”. George Hilton esteve na terça-feira (2) em Manaus (AM) e Boa Vista (RR) para a mesma atividade.

“O revezamento da tocha, além de proporcionar que os jogos olímpicos e paraolímpicos possam estar em todo o País, tem levado o Ministério do Esporte e afins para conhecer os estados. Essas reuniões não são apenas um momento de unidade entre as instâncias de governo. Elas têm nos permitido conhecer os desafios, e de mãos dadas com o governador Confúcio Moura e o prefeito em exercício vamos propor uma parceria nos vários níveis de governo para massificar o esporte. Podem ter certeza que Rondônia está no nosso radar. É um estado novo e precisa investir agora para que as próximas gerações tenham acesso à pratica esportiva, às atividades físicas. Estou feliz de estar aqui”, disse o ministro George Hilton.

Segundo ele, Rondônia será muito beneficiado com a passagem da Tocha Olímpica. O governo Federal irá investir na construção de um Centro de Iniciação Esportiva, no valor de R$ 3,7 milhões, e em análise está a construção de uma pista de atletismo, que inclui um campo de futebol, no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) na Capital, orçada em R$ 8 milhões.

“O Centro permitirá que 20 modalidades possam ser iniciadas pelas nossas crianças, sendo 13 olímpicas, seis paraolímpicas e uma não olímpica”, detalhou.

George Hilton disse também que o Ministério do Esporte prepara uma espécie de LDB [Lei de Diretrizes e Bases], que vai resgatar a obrigatoriedade da educação física nas escolas e a prática do esporte. “Queremos estabelecer diretrizes e definir obrigações para cada um dos poderes, imprimir uma cultura de que o Brasil só tem a ganhar com a atividade física. O sedentarismo em nosso País chegou a 45,9%, mais de 70 milhões de pessoas paradas, sedentárias. Se não combatermos isso, no futuro a conta não fecha. Temos de estimular o potencial para a prática esportiva”, afirmou.

O subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olmo Xavier; e o diretor do Comitê Executivo Organizador dos Jogos Olímpicos 2016, Marco Aurélio Costa, também participaram da reunião. Na ocasião, o atleta paraolímpico rondoniense Rogério Costa Lima, premiado maratonista e campeão brasileiro no triatlo, disse que Rondônia tem atletas de alto nível, tem potencial, “e isso engrandece o estado”.

Em Porto Velho, a Tocha Olímpica ficará durante todo o dia com o apoio da Coca-Cola, Banco Bradesco e Nissan, patrocinadores citados pelo ministro. Haverá pontos festivos ao longo dos 37 quilômetros de trajeto da tocha pela cidade, com shows de artistas locais, entre outras atividades preparadas pelas três empresas.

Segundo o coordenador de Esporte da Superintendência Estadual da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer (Sujucel), Edvaldo Araújo, a Tocha Olímpica será levada ao longo do trajeto por 161 pessoas escolhidas pela prefeitura, governo do estado e patrocinadores. Araújo participou com técnicos do governo Federal, da prefeitura e das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), Segurança Pública (Sesdec) e Superintendência de Turismo (Setur), entre outras, de reunião técnica para definir as atribuições de cada órgão nas áreas de segurança e defesa, turismo, cultura e mobilidade, a fim de preparar o município de Porto Velho para o evento Revezamento da Tocha Olímpica.

SHOW DE BOLA

O governador Confúcio Moura disse que as Olimpíadas 2016 no Brasil vêm em boa hora, em um momento especial, para irradiarmos para o mundo o que é o Brasil, levando uma mensagem positiva sobre o País, se contrapondo à situação econômica e política atual.

Confúcio destacou as potencialidades de Rondônia

“É uma distinção muito grande o ministro, o secretário de Assuntos Federativos e o diretor do Comitê Olímpico estarem aqui. Estamos muito satisfeitos, honrados. Vamos fazer a nossa parte para contribuir com a prefeitura e fazer um evento magistral. O esporte é salvador, é realmente um instrumento da promoção da paz, é integrador, inclusivo. Leve nossos agradecimentos sinceros e a imagem de uma cidade bonita, que é Porto Velho”, disse.

Confúcio Moura destacou ainda que Rondônia é um estado que vai bem, e junto com o Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins são o lado positivo da economia brasileira. “É o agronegócio, é a agricultura familiar. Nós, rondonienses, somos o estado da reforma agrária. Não tem nenhum estado brasileiro com tantas pequenas propriedades como Rondônia. Somos campeões olímpicos, medalha de ouro do Brasil no quesito justiça social da distribuição de terra. Rondônia é um estado show de bola”, arrematou entusiasmado.

Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Daiane Mendonça

Economia, Esporte, Evento, Governo, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade, Turismo