Governo de Rondônia
Terça, 22 de junho de 2021

APOIO

Ministro garante apoio às iniciativas desportivas em Rondônia 

09 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A construção da pista de atletismo no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho,  e  o apoio do governo federal no projeto da escola de ensino médio voltada exclusivamente para o esporte, no município de Pimenta Bueno, foram os principais assuntos da audiência desta terça-feira (8), entre o governador Confúcio Moura, o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp, e o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, em Brasília.

Governador Confúcio esteve nessa terça-feira em audiência com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, em Brasília

Governador Confúcio esteve nessa terça-feira em audiência com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, em Brasília

Confúcio Moura explicou que o objetivo é construir, dentro do Estádio Aluízio Ferreira, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), uma pista com padrão internacional, semelhante à utilizada nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

O governador comentou que vai aguardar a conclusão do projeto que está nas fase final para que no próximo dia 16 de dezembro o ministro assine em Porto Velho o empenho da obra que deve ser iniciada em 2017.

O ministro disse que recebeu com entusiasmo os pleitos e elogiou o esforço de Rondônia na promoção do esporte. “O Ministério do Esporte apoiará essas iniciativas extraordinárias do governo do Estado, aliás, o esporte é algo fundamental no desenvolvimento da vida das pessoas e no desenvolvimento humano do cidadão”, destacou.

Valdir Raupp ressaltou a importância da reunião para a liberação dos recursos para a pista de atletismo. “Espero que este convênio saia até o final do ano. Pedimos também ao ministro recursos para o estádio de Ouro Preto do Oeste e outras ações para Guajará-Mirim, Nova Mamoré e outras cidades de Rondônia”, explicou o senador.

ESCOLA PROFISSIONALIZANTE

Confúcio Moura também pediu apoio do governo federal para que seja implantado na Escola Cordeiro de Faria, em Pimenta Bueno, um novo modelo de ensino. “Este modelo é inovador. Acho que no Brasil pode ser que tenha algo semelhante, mas na forma assim, tenho procurado e não tenho encontrado uma escola com essa concepção esportiva. Então é isso que estamos sonhando”, asseverou.

De acordo com o governador, a ideia de implantar a escola técnica profissionalizante voltada para as práticas esportivas já vem sendo pensada há três anos, onde o aluno do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental possa ser trabalhado dentro do ambiente voltado para o esporte. “O aluno vai desenvolver suas aptidões ou mesmo se não tiver nenhuma habilidade física para a pratica esportiva aprenderá a parte teórica, e poderá sair como técnico de futebol, handebol, vôlei ou outras atividades que ele seja capacitado”, disse.

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima, demonstrou entusiasmo pela ideia, e disse que virá a Rondônia conhecer o projeto de perto.

Participaram também da reunião, o superintendente estadual de Esporte, Cultura e Lazer de Rondônia, Rodnei Paes; e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia, em Brasília, Elizete Lionel.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Esporte, Lazer, Obras


Compartilhe