SAÚDE

Mobilização e disciplina marcam Dia Nacional de Combate ao ‘Aedes aegypti’ em Rondônia

13 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Força tarefa contra o aedes aegypti_13.02.16_Foto_Daiane Mendonça (24)

Acompanhado do secretário especial da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, e mais autoridades, o governador Confúcio Moura realizou visita a residências em Porto Velho

O secretário nacional de Previdência Social Carlos Eduardo Gabas disse, neste sábado (13), em Porto Velho, que ficou impressionado com a mobilização e disciplina dos órgãos públicos no Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Acompanhado do governador Confúcio Moura, ele visitou moradias próximas ao Palácio Rio Madeira para orientar sobre como evitar a proliferação do mosquito.

Na escadaria do Palácio Rio Madeira, o governador Confúcio Moura abriu oficialmente a jornada de combate ao mosquito ‘Aedes aegypti’. Dali saíram cerca de 700 servidores, entre policiais militares, civis e corpo de bombeiros, divididos em duplas para visitar casas, distribuir panfletos, conscientizar moradores e localizar objetos com água que pudessem abrigar o inseto.

O além do governador e do secretário Gabas, que representou a presidente Dilma Rousseff, os senadores Acir Gurgacz e Valdir Raupp e o secretário estadual da Saúde, Wiliames Pimentel também participaram do evento.

Força tarefa contra o aedes aegypti_13.02.16_Foto_Daiane Mendonça (21)

Residência recebeu certificado de vistoria

TAREFA DIÁRIA

Segundo Gabas, o governo federal busca a eficácia no enfrentamento ao mosquito transmissor de tantas doenças. Ele advertiu que a comunidade científica ainda não conhece a total extensão dos problemas transmitidos pelo inseto, mas convocou a população para engajar-se na campanha. Para ele, a sociedade precisa estar consciente de que evitar que o mosquito, que transmite doenças como a dengue, a chikungunia e o zica vírus, se reproduza é tarefa diária.

O secretário disse que descobriu atrás da geladeira de sua casa o receptor de água com potencial para abrigar as larvas do mosquito. “Todos nós devemos estar atentos para isto também”, acrescentou.

Nas entrevistas que concedeu, o secretário reiterou que evitar deixar água parada deve ser uma tarefa constante, pois o mosquito tem apresentado uma grande capacidade de adaptação e que só sua erradicação é capaz de afastar o perigo das casas. Ele disse que vai relatar à presidente Dilma Rousseff a forma correta como o estado de Rondônia está empenhado no combate ao ‘Aedes aegypti’.

ERRADICAÇÃO

O governador Confúcio Moura avaliou o dia nacional de mobilização como uma oportunidade para atrair a atenção das pessoas e mostrar que todas devem estar comprometidas com a erradicação do ‘Aedes Aegypti’. “E o que precisa ser feito está alcance das nossas mãos: a limpeza rigorosa das casas, não deixar vasilhames com água parada”, indicou.

Após defender que o combate ao mosquito é, ainda, uma forma de evitar que o país sofra economicamente com a queda nas receitas decorrentes do turismo, Confúcio afirmou: “estamos em guerra e nosso inimigo é o mosquito ‘aedes aegypti’”.

Antes do almoço, agradecimento aos servidores envolvidos na campanha

Às 11h40, quando as equipes de servidores retornaram com informações sobre as visitas matinais realizadas, Confúcio, Carlos Gabas e o secretário Pimentel agradeceram pelo empenho e disciplina demonstrados na campanha.

VISITAS
As visitas que o secretário Gabas, o governador, os senadores e voluntários realizaram às casas não houve surpresas. Na rua Rui Barbosa, bairro Panair, a moradora Ivonete Felício mostrou que adota cuidados para evitar que o ‘Aedes Aegypti’ se reproduza e que também esvazia regularmente a vasilha coletora de líquidos que existe sob sua geladeira.

Num imóvel próximo, Francisco Gomes de Araújo e sua mãe Virgínia mostram que tomam precauções contra o mosquito da dengue e se disseram que querem saber mais sobre o assunto. Nas duas casas foram afixados selos para atestar que os moradores estão engajados na campanha.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça