Governo de Rondônia
Segunda, 16 de setembro de 2019

ESPORTE ESCOLAR

Modalidades individuais abrem fase Infantil dos Jogos Escolares de Rondônia em Ji-Paraná

18 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Mariana da Silva está confiante na classificação

As modalidades de badminton, xadrez, vôlei de praia, ciclismo e tênis de mesa abriram na manhã desta sexta-feira (18) a fase estadual infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), em Ji-Paraná. As competições seguem até o próximo dia 26 envolvendo 1.805 alunos-atletas de escolas públicas e particulares de Rondônia em dez modalidades individuais e cinco coletivas. Os campeões são classificados à etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontece em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro.

A partir desta fase estadual, pela primeira vez Rondônia terá representante na competição em nível nacional na modalidade badminton. As estudantes Tania Eggert, 13 anos, de Novo Horizonte do Oeste, e Ana Maria Neves de Carvalho, 13 anos, estão no páreo para classificação em Ji-Paraná. “Troquei o futsal pelo badminton porque o esporte depende só de mim. Vou dar o meu melhor na quadra”, disse Eggert, estudante da escola municipal Angélica de Jesus, em Novo Horizonte.

“Essa modalidade melhora meus reflexos, além de me ajudar na formação da musculatura”, entende Ana Maria Neves, da escola estadual Monteiro Lobato, de Rolim de Moura, e que vai formar dupla com Tania Eggert na busca de pódio em Ji-Paraná.

Mariana da Silva Rodrigues, 13 anos, estuda no colégio Tiradentes, em Porto Velho. A menina se inscreveu no xadrez e está convencida de que a modalidade possa se tornar uma porta para o sucesso. “O xadrez é dinâmico quando se pensa em planejamento estratégico. Essa competição é um aprendizado que pode me transportar a novos desafios”, declarou a garota, confiante na classificação.

Outras duas apostas a integrar o Time Rondônia na competição em Curitiba são os atletas do ciclismo de Ariquemes. No primeiro dia de provas, o estudante do colégio Dinâmico, Vitor Eduardo, 13 anos, já garantiu a classificação em duas das três provas programadas. Tamyle Dias Vargas, 14, anos, da escola estadual Anísio Teixeira, também estava confiante antes das provas. No ano passado, ambos participaram dos Jogos da Juventude, em João Pessoa (PB). “Este ano os dois estão bem melhores em ralação ao ano anterior”, avalia o técnico Allan Rodrigues.

O Joer segue com partidas e provas durante esse final de semana também nas modalidades individuais de atletismo, karatê e taekwondo. A participação dos atletas da ginástica rítmica, judô e natação foi transferida pelo Comitê Central Organizador (CCO) para a próxima semana juntamente com as modalidades coletivas de futsal, handebol, basquetebol e voleibol. O Joer é uma organização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e tem a proposta de integração social, cultural e desportiva visando a revelação de novos talentos.

Leia mais:
 Fase Infantil dos Jogos Escolares de Rondônia é aberta com proposta de integração e revelação de novos talentos em Ji-Paraná


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Educação, Esporte, Evento, Governo, Municípios, Rondônia


Compartilhe