CAPACITAÇÃO

Modelo de Excelência em Gestão nas Transferências da União começa a ser implantado em Rondônia

28 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Metodologia será aplicada nos demais órgãos estaduais, por meio da equipe de Captação de Recursos

Servidores da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) que compõem a comissão interna de implementação do Modelo de Excelência em gestão das Transferências da União (MEG-Tr) no próprio órgão, concluíram o curso de direcionamento para aplicação da metodologia, que prevê a adoção de práticas de excelência. Com o treinamento, a equipe está apta para realizar a coleta de informações para o preenchimento do Sistema de Melhoria de Gestão (SMED) e desenvolver o Plano de Melhorias.

A capacitação interna foi coordenada pela Gerência de Políticas Públicas da Sepog no formato de videoconferência, sem nenhum custo financeiro. O curso alternou entre blocos teóricos e práticos com exercícios para potencializar o processo de fixação do conteúdo.

“Com o suporte da equipe de informática foi possível abrir quatro salas virtuais de forma simultânea para que nos momentos de exercícios os grupos pudessem interagir e confeccioná-los. Essa dinâmica auxiliou muito no aprendizado dos membros da comissão”, ressaltou a gerente Camila Markeline.

A adesão ao MEG-TR pelo Governo do Estado foi realizada durante o Fórum de Fortalecimento da Rede + Brasil (antiga Rede Siconv), momento em que foram reunidos prefeitos e representantes das secretarias municipais e estaduais com objetivo de sensibiliza-los sobre os processos de adesão de mais recursos, elaboração de projetos e novas entregas ao cidadão.

Como coordenadora dos trabalhos da Rede em Rondônia desde 2016, a equipe da Sepog está focada neste primeiro momento na aplicação interna da ferramenta de excelência. Em seguida, a metodologia será aplicada nos demais órgãos estaduais, por meio da equipe de Captação de Recursos.

“Como o objetivo da implantação do MEG-Tr é contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União, o modelo também será levado às prefeituras de Rondônia, por meio das Secretarias Executivas Regionais do Governo, instaladas nos municípios polos”, explicou o secretário da Sepog, Pedro Pimentel.

MEG-TR

O Modelo de Excelência em Gestão (MEG-Tr) é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

Texto: Jane Carla
Fotos: Frank Néry