Governo de Rondônia
28/03/2024

TECNOLOGIA

Monitoramento nas máquinas do DER começa a ser implantado no interior de Rondônia

17 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Residência de Colorado D’ Oeste recebe equipe de instalação do monitoramento

O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) iniciou ontem (17) a implantação do sistema de monitoramento nas máquinas, equipamentos e veículos das Residências Regionais de Vilhena e Colorado D’ Oeste.

Nestas duas regionais do DER serão instalados chips em cerca de 70 unidades da frota do órgão, que poderão ser acompanhados meio de computador ou celular, de qualquer lugar com internet. O software gera informações a cada minuto e tudo pode ser acompanhado em tempo real.

A empresa iniciou a instalação dos equipamentos no último dia 3, pelas unidades do Departamento em Porto Velho: a 13ª Residência Regional; a usina de asfalto, e a Coordenadoria de Ações Urbanísticas (CAU).

De acordo com o diretor-geral do órgão, Luiz Carlos Katatal, a empresa contratada pelo DER (Card Ideal), após a implantação dos chips de monitoramento nas máquinas e veículos do órgão no Cone Sul, seguirá para as Regionais de Pimenta Bueno e Cacoal. “Temos 14 Residências Regionais, 4 usinas de asfalto, a CAU, além da sede administrativa”, explicou Katatal.

Monitoramento

Com o sistema de “vigilância” o governo de Rondônia poderá acompanhar detalhadamente todos os passos de sua frota de máquinas e equipamentos. Será possível saber a localização maquinário, quanto tempo o equipamento trabalhou,  de que forma executou o serviço, e se o servidor está operando a máquina de forma correta, ou não.

Com o funcionamento do software, os equipamentos do DER poderão ter manutenção automatizada, haja vista que o sistema gera códigos de defeito, casa haja alguma anormalidade. O software aponta detalhes de funcionamento como: tempo de uso em marcha lenta; aceleração excessiva; circulação em área não permitida; identificação do operadores/motorista; tempo de motor ligado com veículo parado; consumo de combustível, além de falhas como a falta de combustível; de graxa; de óleo; calibragem dos pneus; entre outros, facilitando a manutenção.

Leia mais:

Guajará-Mirim recebe limpeza da cidade, encascalhamento e operação tapa-buracos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: DER
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo