Treinamento

Monitores da educação integral recebem capacitação em Cacoal

05 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

DSC_1003Nesta quarta e quinta-feira, 05 e 06, monitores do Programa Mais Educação, de ensino integral, participam de um curso de capacitação, em Cacoal. Cerca de 50 monitores dos municípios de Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Ministro Andreazza e Rolim de Moura fazem parte da equipe treinada.

O curso está sendo ministrado por instrutores/formadores do Ministério da Educação, mas o evento conta ainda com uma representante do Ministério dos Esportes e um representante da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A capacitação é voltada para a modalidade esportiva.

Na oportunidade serão treinados todos os monitores das oficinas relacionadas ao esporte e atividades físicas como judô, capoeira, dança, ginástica rítmica, karatê, futsal, xadrez, práticas circenses, tênis de mesa, entre outras modalidades.

DSC_0995De acordo com a coordenadora dos programas de educação integral da Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal, Ivana de Souza, todas as 23 escolas estaduais de ensino fundamental da jurisdição, que incluem Cacoal, Ministro Andreazza e Espigão do Oeste contam hoje com a educação integral. A coordenadora diz que mais de dois mil alunos são beneficiados com o programa, que “tem o objetivo de ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola, através de oficinas de interesse dos próprios alunos”.

Segundo a representante do Ministério dos Esportes, Maria Renata de Araújo, “o objetivo do curso é qualificar a atuação dos monitores de atividades esportivas, com a intenção de prepará-los ainda mais para o contato com os alunos e o desenvolvimento das práticas esportivas”.

O curso de capacitação está dividido em duas etapas e é oferecido aos monitores das escolas públicas estaduais e municipais que trabalham a educação integral.  A primeira etapa, em formato presencial e que acontece em Cacoal na escola municipal Maria do Socorro Viana, é composta de aulas teóricas e práticas. Já a segunda etapa, como formação Continuada, será oferecida na modalidade EaD (Ensino a Distância).

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin