Morada Nova: Mais de três mil famílias já foram entrevistadas

04 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

SAM_0007-620x465Em ritmo de força tarefa, servidores municipais e estaduais, trabalham diariamente de segunda a sábado, para concluir o quanto antes o processo de visitas domiciliares, aos inscritos para o Residencial Orgulho do Madeira.

O servidor da Secretaria Municipal de Urbanização e Regularização Fundiária (Semur) Wallace Klei,  diz ser uma grande satisfação estar realizando este trabalho. ” Sei da importância das visitas domiciliares, no processo de seleção das famílias beneficiadas. É com muita satisfação que estou realizando esse trabalho onde em cada casa que visitamos sentimos a esperança das famílias em conseguir a casa própria”, declarou.

” Temos cerca de 17 equipes em campo, realizando as visitas no período da manhã e da tarde, e mesmo com as frequentes chuvas as visitas  tem rendido bastante, as equipes estão empenhadas na realização deste trabalho”, declara o secretário da Seas, Márcio Felix.

Mais de 13 mil pessoas realizaram a inscrição, para concorrer as casas e apartamentos do Residencial Orgulho do Madeira. As famílias selecionadas para o processo de vistas, são as que atenderam de 4 a 6 dos critérios de seleção dos programas, além de pessoas com deficiência e idosos.

SAM_0017-620x465A dona de casa Michele dos Santos, tem 36 anos e cinco filhos, ela mora com o marido que está desempregado e a única renda da família vem do benefício do Bolsa Família, no valor de R$ 420,00. A casa em que moram, de madeira com apenas três cômodos e cedida pela sogra de Michele, está sem situação precária, de acordo com ela, quando chove alaga toda a casa de madeira trazendo muita lama para dentro casa de piso batido. ” Meu sonho é ter uma casa melhor para viver e criar meus filhos com mais dignidade”, desabafou Michele.

Para a servidora da Seas, Ardileide Santos, o processo de visitas é primordial para seleção das famílias beneficiadas. ” Durante as visitas vemos todos os tipos de situação, até as mais extremas. Visitar as famílias, analisar cada caso e situação é o que garante a transparência no processo de seleção, fazendo com que as moradias chegam as famílias que mais precisam”, frisou.

A dupla de entrevistadores Alcirlan Santos e Joana Prado, declaram que o maior estímulo para o trabalho de visitas que estão realizando é saber que a situação de muitas famílias, pode mudar de forma permanente e para melhor. Eles contam que passam por diversas situações durante as visitas, como por exemplo, locais onde o carro não passava e eles andaram 10 km, atravessando buracos alagados, onde ficavam com água até a cintura para chegar na casa da família a ser visitada.

“Passamos por estas dificuldades e pensamos na situação da família que tem que enfrentar essa problemática diariamente para sair de casa, eles precisam de uma moradia digna”, desabafou Alcirlan.

SAM_0032-620x465Outra casa visitada foi de Katia Soraya da Silva, que mora com os três filhos em uma área de invasão há mais de 5 anos e trabalha na obra do Residencial Orgulho do Madeira, como auxiliar de instalação. Katia conta que todos os dias quando chega á obra, repete para si  mesma que vai conseguir uma moradia naquele lugar. ” Trabalho na obra com muito orgulho e com a satisfação de saber que posso estar trabalhando na construção na minha própria casa” declarou.

A previsão da Seas, para o término do processo de visitas é dia 20 de fevereiro. Finalizando esta etapa, iniciam-se as análise dos cadastros, para a realização dos sorteios públicos.

É determinação do governador Confúcio Moura, que uma parte das moradias sejam entregues até junho deste ano. Sabemos da necessidade da população de Porto Velho que há anos espera para realizar o sonho da casa própria”, finaliza Márcio Felix.

Inclusão Social