Governo de Rondônia
25/04/2024

ESCOAMENTO

Moradores dizem que qualidade de vida melhorou após recuperação de estradas rurais em Cacoal

03 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Trabalho feito pelo DER tem tido o reconhecimento dos moradores

Trabalho feito pelo DER tem tido o reconhecimento dos moradores

Com três frentes de serviço trabalhando em estradas da área rural de Cacoal, o governo de Rondônia tem feito a diferença na região. Para Eliane Gomes Santana, moradora da Linha 15-A, o trabalho que o o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos  (DER) tem feito nas estradas melhorou completamente a qualidade de vida dos moradores.

“A estrada era péssima. Desde que nos mudamos para cá, em 1982, a gente sofria muito. Mas quando o DER assumiu a estrada, as coisas começaram a melhorar. Cortaram curvas, trocaram muitas pontes de madeira por galerias. Hoje temos muito mais qualidade de vida”, disse.

Até 2011, a Linha 15-A, na qual moram Eliane e sua família, era de responsabilidade do município. Por se tratar de uma região conhecida como da grande bacia leiteira, o estado assumiu o trecho para facilitar o escoamento da produção.

“A gente produz na nossa propriedade uns 200 litros de leite por dia, então ter uma estrada boa é muito importante para a gente. Faz toda a diferença. O trabalho que estão fazendo melhorou demais a nossa vida”, ressaltou.

Outra estrada que está tendo atenção especial do DER é a RO-133, conhecida como Linha 14. Esta rodovia dá acesso à linha onde mora Eliane e possui grande fluxo de veículos, seja de pequeno a grande porte, como é o caso de caminhões que transportam o leite e o gado. Nessa rodovia, serviços importantes foram e continuam sendo feitos. Além da instalação de galerias, corte de curvas e patrolamento, recentemente uma ponte de madeira foi substituída por um tubo Armco.

"Eu já nem sei mais o que é um atoleiro", comemorou o motorista Osias José

“Eu já nem sei mais o que é um atoleiro”, comemorou o motorista Osias José

Para o motorista de ônibus Osias José Bimas, que trabalha na região desde 2009, nunca se viu algo parecido. “Antes a situação era precária. Na época das águas era muito atoleiro e muito perigoso. Mas hoje a gente trabalha em paz e os veículos ficam mais conservados. Antes viviam quebrados. Eu já nem sei mais o que é um atoleiro”, comemorou o motorista.

Segundo Osias José, mais de 400 alunos da região frequentam a escola localizada no distrito de Divinópolis, na RO-133. “Hoje a gente tem mais segurança em dirigir nessas estradas, carregando essa molecada toda. Os pais têm mais tranquilidade e agora a gente tem condições de cumprir o horário escolar, coisa que era difícil a gente conseguir antes”, reforçou.

De acordo com o residente do DER em Cacoal, Paulo Aquino, o trabalho é feito constantemente para manter a qualidade da estrada. “Além do patrolamento e cascalhamento, é feito um serviço de limpeza das laterais, corte de curvas e de morros, e estamos realizando a troca de pontes de madeira por tubos ármcos e galerias de concreto, entre outros serviços”, finalizou.

Leia mais:
Governo tem mais de 40 frentes de serviço na recuperação das estradas estaduais


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo