Governo de Rondônia
24/04/2024

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Moradores do Capelasso em Ji-Paraná recebem certificados no encerramento do Projeto de Trabalho Social

03 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O habitacional foi entregue em outubro de 2017 a 800 famílias contempladas pelo programa Morada Nova, do governo estadual

 

Em solenidade de entrega de certificados, encerra nesta quinta-feira (4) o Projeto de Trabalho Social (PTS) desenvolvido com as famílias do residencial Capelasso, em Ji-Paraná. Durante um ano, os moradores foram contemplados com cursos e diversas ações com o objetivo de adaptação e apropriação da comunidade. O evento está marcado para ocorrer a partir das 17h, no próprio residencial.

Durante um ano, os moradores do Capelasso foram contemplados com um leque de cursos. O objetivo foi de envolver os beneficiários às novas formas organizativas individuais e coletivas com vistas a melhoria da qualidade de vida. Para tanto, foram ministrados cursos profissionalizantes, organização comunitária, educação sanitária e patrimonial, sustentabilidade, organização do orçamento familiar, empreendedorismo, geração de trabalho e renda, dentre outros.

“Foram promovidas ações para que os moradores conheçam e discutam sobre o novo espaço de moradia. Eles foram mobilizados objetivando uma permanente aproximação entre si, uma vez que os atuais moradores do Capelasso são de várias partes da cidade e com culturas bem distantes umas das outras”, detalha Luciene Codeço, servidora da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), em Ji-Paraná.

O Residencial Capelasso conta com escolas , quadras esportivas e praças

Os cursos, segundo Codeço, foram ministrados por instituições parcerias do governo estadual, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “O Detran também participou com temáticas nas áreas de sustentabilidade e mobilidade”, disse Luciene, referindo ao órgão do trânsito estadual.

Ainda durante a execução do PTS, as equipes fortaleceram aos moradores a importância do empoderamento e realizou uma feira de empreendedorismo. “Feirantes do residencial expuseram seus materiais e serviços para a comunidade local. A feira foi um sucesso!”, exclama a servidora da Seas, a pasta governamental responsável pelo desenvolvimento do empreendimento imobiliário de interesse social.

Os 800 imóveis do residencial Capelasso foram entregues às famílias em outubro de 2017 pelos programas do governo estadual (Morada Nova) em parceria com o governo federal (Minha Casa Minha Vida). As casas são de dois quartos, banho social, sala e cozinha conjugadas e área de serviço externa. Todos os imóveis dispõem de energia solar. O bairro conta com infraestrutura elétrica, água potável, asfaltos, calçadas e sarjetas. Os moradores desfrutam de seis parques infantis, quatro quadras poliesportivas, praças e duas escolas (ensinos infantil e fundamental).

Leia mais:

 De casa nova e própria, contemplados no Residencial Capelasso, em Ji-Paraná, comemoram


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cerimônia, Convênios, Cursos, Economia, Educação, Evento, Governo, Habitação, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo