Moradores realizam sonho da casa própria em Ji-Paraná

12 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

5 - celmaA vendedora de picolés Celma Alves dos Reis nem acredita que vai entrar para a casa própria. “Foram muitos anos de espera. A mudança já está encaixotada”, comemora a picolezeira, que disse levar apenas roupas, cama, geladeira, fogão e as panelas para o novo endereço no Bosques dos Ipês I, em Ji-Paraná. O governo do estado e parceiros entregam 593 casas populares às 16h desta sexta-feira, 13, no Bosque dos Ipês I e II, em Ji-Paraná.

“Desde que me inscrevi no programa de habitação popular em 2007, aguardo ansiosa pela entrega das chaves. Tinha certeza que ganharia uma casa. E este dia chegou”, alegra-se Celma dos Reis, que é a principal responsável pelas despesas de casa. A vendedora de picolés vive numa tapera no bairro Duque de Caxias com o esposo e o neto de 3 anos. A atual moradia, segundo ela, é insalubre e foi um dos itens que garantiu o acesso à casa própria.

5 - rosa da silva

Rosa Aparecida

Rosa Aparecida da Silva diz gastar em média R$ 400,00 todo mês com as contas de aluguel, água e energia, onde mora num pequeno apartamento no bairro Santiago, 1º Distrito de Ji-Paraná. “Este novo endereço significa dignidade. Chega de mudar pra lá e pra cá na vida”, disse Rosa, que em 40 anos morando em Ji-Paraná nunca teve casa própria.

Segundo ela, a mensalidade que terá de pagar durante dez anos é muito menor que os atuais R$ 250,00 que a família é obrigada a desembolsar mensalmente com o aluguel do apartamento. “Ainda que tivéssemos que pagar o valor máximo já está de bom tamanho”, comemora Rosa que, com a economia, já pensa em construir um “puxadinho” na nova habitação.

Carência total

Cleide Barbosa e Admilson

“Não somos supersticiosos. O que interessa é que vamos entrar em nossa casa”, festeja Cleide Barbosa da Silva, moradora do bairro Novo Horizonte ao se referir que o “dia 13” passa a ser o dia de sorte da família. A família de Cleide Barbosa preencheu todos os requisitos dos programas habitacionais dos governos federal e estadual, conforme manda a Portaria 610 do Ministério das Cidades.

“Este governo do estado fez o que a pessoa pobre precisa e que os outros governos não fizeram. Estou muito feliz”, disse a dona de casa Cleide Barbosa ao lado do marido Admilson, referindo-se ao cuidado adotado pelo governo do estado ao implantar o programa habitacional para atender as famílias necessitadas de Rondônia.

Solenidade de entrega

5 - casasAutoridades estaduais, federais e municipais entregam oficialmente as 593 moradias populares aos beneficiados dos programas Morada Nova e Minha Casa Minha Vida, dos governos estadual e federal, respectivamente, e em parceria com a prefeitura municipal às 16h desta sexta-feira, 13, em Ji-Paraná. Denominados Bosques dos Ipês I e Bosques dos Ipês II, os conjuntos habitacionais entram para a história de Ji-Paraná como sendo os maiores empreendimentos imobiliários custeados e entregues pelos governos.

5 - infraestrutura

infraestrutura sanitária

Os conjuntos também entram para a história pelo fato de eles serem autossuficientes em esgotamento sanitário. As unidades foram contempladas com Estação de Tratamento de Esgoto. “É o primeiro sistema de esgotamento sanitário de Ji-Paraná”, afirma o secretário executivo regional do governo do estado, Romildo Pereira. O secretário de estado de Assistência Social, Márcio Félix, estará presente e já confirmou a participação de várias autoridades.

Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional de Ji-Paraná
Fotos: Paulo Sérgio