Governo de Rondônia
26/04/2024

Exposição

Mostra fotográfica beneficiará adolescentes em conflito com a lei

11 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A exposição fotográfica “Visão” será aberta na próxima sexta-feira, 14, às 20 horas, no Centro Cultural de Ariquemes.  As fotos são resultados de um trabalho voluntário, que a jornalista Lú Braga fez no sul da Índia. Os direitos autorais das imagens foram doados ao Governo de Rondônia, que por meio da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), reverterá à renda em benefícios aos trabalhos socioeducativos, que atendem adolescentes em conflitos com a lei. A entrada será gratuita.

A inciativa que resultará na compra de instrumentos musicais, que serão doados as 16 unidades de Rondônia, que hoje mantém mais de 200 adolescentes em regime fechado,  partiu do delegado de polícia civil, Thiago Flores. Após conhecer o projeto “Tocando na Serenidade”, pioneiro no estado, que busca reabilitação física, mental e reintegração social dos adolescentes internos, o delegado resolveu  provocar uma ação voluntária, que resultasse no ensino de música aos internos, não só em Ariquemes, mas em todas as unidades do estado.

Delegado Tiago Flores e a jornalista Lu Braga

Delegado Tiago Flores e a jornalista Lu Braga

O delegado acredita que é possível a ressocialização quando todos assumem suas responsabilidades. Para ele, é preciso que ocorra o envolvimento do Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como à responsabilidade da família, da escola, educadores, para que possamos ter melhoria de qualidade de uma sociedade igualitária, baseada na Constituição Brasileira.

“Nós acreditamos na defesa à cidadania. Então, fomos conhecer o projeto “Tocando na Serenidade”, e percebemos que temos que começar a pensar em políticas alternativas de inclusão que possam inserir crianças e adolescentes em conflito com a lei e contribuir com o enfrentamento da problemática”, explica o delegado.

De acordo com o coordenador geral de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CAA), da Sejus, Claudemir Pereira dos Santos, pela primeira vez o Estado de Rondônia recebe uma doação como essa. Segundo ele, é interessante ver dois jovens profissionais comprometidos com o desafio de superar o estigma de adolescentes com problemas e ainda proporem alternativas para garantir o direito desses adolescentes.

“Mesmo hoje, com todos os avanços que já tivemos, ainda é necessário o comprometimento de todos para garantir o acesso a direitos básicos, como saúde, educação, cultura, esporte, lazer e convivência familiar. Essas ações propostas pelo delegado e também pela jornalista têm um impacto muito grande na vida desses adolescentes internos. Essa doação proporcionará novas oportunidades e a música contribuirá nossos trabalhos ressocialização coordenados pela Sejus. Será mais uma oportunidade para que outras pessoas também assumam essa responsabilidade e pratiquem cidadania”, enfatizou Santos.

Valor arrecadado com a venda das fotos será revertida para compra de instrumentos musicais

Valor arrecadado com a venda das fotos será revertida para compra de instrumentos musicais

Os instrumentos musicais serão entregues no próximo dia 24, em Porto Velho, durante o Seminário sobre a Construção do Plano Decenal das Medidas Socioeducativas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Decom
Fotos: Arquivo pessoal
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Rondônia, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo