Governo de Rondônia
Sexta, 26 de fevereiro de 2021

GASTRONOMIA

Mostra Gastronômica apresenta prato oficial de Porto Velho

12 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A 1ª Mostra visa valorizar a gastronomia rondoniense.

A 1ª Mostra visa valorizar a gastronomia rondoniense.

O Pirarucu Rondon, reconhecido como prato oficial de Porto Velho, será apresentado à imprensa na próxima quinta-feira, dia 18, às 16 horas, no Senac Esplanada. Em seguida, entre 19 e 28 de agosto, o prato estará disponível em 18 restaurantes que participam da 1ª Mostra Gastronômica da cidade.

A coordenação do Mostra Gastronômica, formada pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE e a Prefeitura de Porto Velho recebeu inscrições dos restaurantes que irão participar do evento. Todos eles serão treinados pelo chef do Senac, Manoel de Jesus.

O treinamento será realizado a partir de segunda-feira, 15, quando os chefs serão orientados para a preparação do prato. Dia 18, haverá uma sessão de degustação os para jornalistas. Cada restaurante dará um “toque” personalizado à receita do “Pirarucu Rondon”.

O superintendente do Turismo de Rondônia, Júlio Olivar, destaca que para se chegar ao prato “Pirarucu Rondon” houve, em 2015, um treinamento com 30 chefs e a receita foi definida observando-se aspectos como lastro histórico, peculiaridade e seu contexto socioeconômico. “Houve todo um estudo antropológico e mercadológico para se chegar a esse produto”, comentou.

O presidente do Sistema Fecomércio-RO, Raniery Coelho, enfatiza que o Pirarucu amazônico, já criado em larga escala em Rondônia, é considerado um peixe exótico na gastronomia de vários estados do País e do mundo. “Essa é mais uma riqueza que Rondônia está mostrando para o País. É um produto que também dará grande visibilidade à nossa piscicultura”, avaliou Raniery.

A partir do dia 19 de agosto, os restaurantes que participarão da Mostra Gastronômica serão identificado à portaria com um totem da campanha anunciando que ofertam o prato em seus cardápios.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taciana Guzman
Fotos: R.Machado
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Turismo


Compartilhe