Governo de Rondônia
19/04/2024

ATIVIDADE PROFISSIONAL

Motoristas de ambulâncias participam de treinamento em Porto Velho

26 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Aluisio da silva Barros,  42 anos, desde os 25 trabalha como motorista

Aluisio da silva Barros, 42 anos, desde os 25 trabalha como motorista

Aluísio da silva Barros tem 42 anos de idade, e desde os 25 trabalha como motorista. Ele é funcionário do Pronto-Socorro Estadual João Paulo II, e dirige ambulâncias, enfrentando o caos do trânsito de Porto Velho diariamente.

Segundo Aluísio, quando entra na ambulância para transportar um paciente grave, a correria é grande, por causa das dificuldades que tem que enfrentar, como condutores que não dão preferência, falta de condições das vias, entre outros transtornos.

Ele está participando do curso de preparação emergencial para motoristas que dirigem ambulâncias, que segue até a próxima sexta-feira, na Capital. Para Aluísio, a capacitação vai beneficiar esses profissionais que ajudam a salvar vidas.

Este é o primeiro curso de capacitação específico para motoristas que dirigem ambulâncias, com 50 horas aula, e profissionais ministrantes qualificados. A capacitação visa formar, aperfeiçoar e atualizar condutores de veículos de emergência.

Segundo o gerente de Transportes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), José Lairton Rocha, o curso vai abordar todos os riscos do trânsito, com a participação de 32 motoristas. As disciplinas são direção defensiva, relacionamento interpessoal, legislação de trânsito, noções de primeiros socorros, convívio social no trânsito entre outros temas.

Lairton Rocha afirmou que cursos como este são importantes na preparação desses profissionais. “Uma missão que reflete na vida de outras pessoas, dirigir uma ambulância, ter o compromisso e a responsabilidade de salvar vidas, com um diferencial que vai desde a postura, agilidade e o comprometimento na hora de transportar um paciente grave para o hospital”.

Para o adjunto da Sesau, Luís Eduardo Maiorquim, a capacitação dá condições para conhecimento teórico de forma segura, ações que o Governado do Estado prioriza.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo