Governo de Rondônia
Segunda, 01 de março de 2021

HABILITAÇÃO

Motoristas de transporte escolar participam de curso de atualização em Porto Velho

08 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Cursos - DETRAN -7-4-Qt (7)

A instrutora Telma Ferreira orienta os motoristas a atualização a CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) está promovendo o curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) voltado a motoristas de transporte escolar dos ônibus da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Por ser o MOPP obrigatório para motoristas que conduzem estudantes, foi formada parceria entre o Detran-RO e a Seduc para atualização das habilitações dos profissionais, especialmente da Escola Irmã Marcelina Marcelo Cândia.

Com duração de 60 horas-aulas, os motoristas participam do curso que tem como instrutora Telma Ferreira. O encerramento está previsto para a próxima segunda-feira (11).

O diretor-geral do Detran-RO, José Albuquerque, explicou que por serem rápidos, esses cursos têm carga horária que varia entre 40 a 60 horas, conforme a instituição que realiza. Normatizado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o curso pode ser realizado durante os finais de semana, conforme a disponibilidade das autoescolas e dos trabalhadores. Entre as disciplinas estão aulas de direção defensiva, elementos básicos de legislação, meio ambiente e cidadania, entre outras.

De acordo com o adjunto da Seduc, Márcio Félix, esses cursos precisam ser refeitos a cada cinco anos, conforme o tipo de habilitação que o profissional tiver para carga perigosa, e pode ser ministrado por instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Social do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entre outras.

A supervisora da Escola Pública de Trânsito do Detran-RO, Rosana Matos, orienta os motoristas que não têm o MOPP para que procurem os órgãos para se inscreverem ao curso.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe