CONSCIENTIZAÇÃO

MP em parceria com Sesau realiza palestra sobre epilepsia em Ariquemes

20 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Epilepsia Será pauta da palestra a ser realizada na próxima sexta-feira (22) em Ariquemes, para agentes de saúde de toda a região Vale do Jamari.  O projeto “Epilepsia em debate na Sociedade” coordenado pelo Procurador de Justiça, Edmilson José de Matos Fonseca, do Ministério público de Rondônia por meio do Centro Operacional da Saúde tem como objetivo  levar a conscientização sobre a doença, que ainda gera muitas dúvidas e preconceitos em diversas esferas sociais.

De acordo com os números divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de epilepsia, um tipo de transtorno mental crônico que afeta homens e mulheres de todas as idades, posicionando  a doença neurológica como uma das mais comuns no planeta.

Quem sofre dessa doença crônica muitas vezes se vê com receio de ter uma convulsão em público e atrair os olhares de estranhos, o que pode levar ao isolamento e até à ideia de que o epilético deve se privar de atividades como dirigir ou praticar esportes, por exemplo.

O Centro de Apoio Operacional da Saúde, em atenção ao Projeto Epilepsia em Debate na Sociedade elegeu o ano de 2017 para falar sobre epilepsia, desmistificar mitos e orientar como proceder para ajudar uma pessoa com crise.

A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde nas dez regionais. As palestras são gratuitas e abertas aos agentes de saúde, secretários, prefeitos e a população em geral. Em Ariquemes, o evento vai acontecer na sexta-feira (22), às 9 horas, no auditório da Promotoria de Justiça – MP.

Além dos agentes de saúde, também irão participar os prefeitos secretários dos nove municípios que compõem a região do Vale do Jamari: Ariquemes;  Cujubim; Rio Crespo; Alto Paraíso; Cacaulândia; Machadinho D’Oeste; Monte Negro; Campo Novo de RO e Buritis.

Texto: Suelly David

Assistência Social, Capacitação, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade